sexta-feira, 17 de setembro de 2010

SEMANA PROPEDÊUTICA REFLETE ANO SACERDOTAL

Com a assessoria do Pe. Vilmar Adelino Vicente, na manhã do dia 16 de setembro, dentro da Semana Propedêutica Regional, aconteceu uma reflexão sobre o ANO SACERDOTAL.


O assessor é Reitor do Seminário Teológico de Joinville em Florianópolis e Professor do ITESC, além de muitos anos de experiência na formação dos futuros sacerdotes.


Dentro do tema da Semana, Discernimento Vocacional, a reflexão sobre o recém-findado Ano Sacerdotal tem grande importância.




Pe. Vilmar lembrou do tema do Ano Sacerdotal: Fidelidade de Cristo – Fidelidade do Sacerdote. E o seu lema: “Dar-vos-ei pastores segundo o meu Coração”.


Frisou que o centro deste Ano temático é o próprio Jesus, o único Sumo Sacerdote!


Algumas de suas reflexões:

+ “O Ano Sacerdotal nos ajudou a entender que está fora do tempo o sacerdote que fica preso na sacristia, ou que se atém apenas a cerimônias pomposas. Hoje, é preciso que o padre esteja aberto às várias dimensões da caridade, em vista de sua santidade e santidade de todo o povo. Que ele seja um homem de oração e de contemplação. A sua essência é o confronto com a Palavra de Deus centrada na Eucaristia.”


+ “Em nossos dias é fundamental irradiar a beleza do sacerdócio ao mundo, mui especialmente à juventude. Os jovens precisam perceber no padre, o ‘pai’ da comunidade. Daí a importância de aproveitar a mídia para mostrar os bons testemunhos sacerdotais.”



+ “O Ano Sacerdotal mostrou que é tempo de se investir na Pastoral Vocacional com criatividade. E mostrar aos jovens que nós, os seminaristas e padres, somos pessoas normais.”


+ “O padre carrega dores próprias que não consegue curar, mas cura dores alheias. Sua história é de amor, mas também de dor (decepções, frustrações, sentimentos feridos, às vezes no seio familiar). Mas Deus lhe dá a Sua Graça, o elã para superar limites humanos.”


+ “O padre é um irmão para os irmãos. Não é um cacique.”


+ “O sacerdócio é fruto do amor do Coração de Jesus” (S. João Vianney).





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

"Sempre que possível, dê um sorriso a um estranho na rua. Pode ser o único gesto de amor que ele verá no dia." ( Papa Francisco)