terça-feira, 14 de setembro de 2010

SEMINÁRIO RECEBE PROPEDÊUTAS DO REGIONAL

TEM INÍCIO A 1ª SEMANA TEOLÓGICA DE SANTA CATARINA

Eles foram chegando de todos os cantos de nosso Estado: de Joaçaba e de Rio do Sul; de Florianópolis e de Lages; de Caçador e de Criciúma; de Chapecó e de Joinville. Blumenau não veio porque não tem seminaristas nesta fase da formação.


Os seminaristas propedêutas de nosso Estado (Regional Sul IV) foram acolhidos pelos seus colegas, os três seminaristas propedêutas de Tubarão.

Em clima de muita alegria e fraternidade, cada um foi se alojando nas dependências da Casa de
Encontros Dom Anselmo (CEDA) e, aos poucos, tomando conhecimento do espaço físico de nosso Seminário Nossa Senhora de Fátima.

Após o jantar, ainda com um pouco de timidez, houve a Missa Vocacional, na capela da CEDA, com a participação da comunidade. A Missa foi concelebrada pelos padres Antônio (Criciúma), Nicolau (Rio do Sul), Josemar (Florianópolis), Auricélio e Pedro (Tubarão) e Ademir, que a presidiu. Depois chegaram os padres Hiko (Tubarão) e Edenilson (Chapecó).


Na homilia, o Pe. Ademir Eing, que também é o presidente Regional da OSIB, que está promovendo o evento, aproveitou a festa de São João Crisóstomo para refletir sobre a Eucaristia.

Disse que “S. João era um expert em Eucaristia no sentido mais profundo do Sacramento. Suas reflexões ficaram registradas nas suas obras, válidas até os nossos dias. No texto que ouvimos da Carta aos Coríntios, São Paulo anota que recebeu a catequese eucarística dos próprios Apóstolos. Este seu escrito é considerado o registro mais antigo sobre o tema.


O Sacramento da Eucaristia mexe muito conosco, especialmente, para nós seminaristas. Pois, na Eucaristia, Jesus se dá totalmente por nós; é uma entrega total. A tal ponto que Santo Agostinho disse que esta foi a maior loucura de Jesus: mais que o sacrifício da cruz. Lá no Calvário, Jesus sacrificou-se uma vez; mas, em nossos altares, Ele se dá em sacrifício diariamente.

Para compreender a Eucaristia há que se ter fé. E isto o centurião do Evangelho de hoje nos dá uma grande lição: “eu não sou digno de que Tu entres em minha casa, mas dize uma só palavra e meu empregado ficará curado”. Nós repetimos este ato de fé a cada celebração. A fé, portanto, precisa se transformar em atos e atitudes concretos. Que esta Santa Missa nos auxilie a vivermos bem o nosso ser cristãos, chamados a testemunhar Jesus.”

Ao final da celebração, os seminaristas e seus formadores foram apresentados a toda a comunidade.

Após a celebração, na Sala de Palestras do Seminário, o Pe. Ademir dirigiu a abertura da Semana Propedêutica com a apresentação dos participantes.

Cada diocese pôde falar um pouco sobre a realidade eclesial de sua Igreja Particular.

O Pe. Ademir explicou que a iniciativa de uma Semana de estudos nasceu do entendimento da OSIB de oferecer aos propedêutas o estudo mais profundo de certos temas que, nos Seminários, às vezes, pode não ser muito aprofundado. Disse que, na história da OSIB em nosso Regional, as iniciativas têm sido sempre em vista dos presbíteros.


Mas, agora, pela primeira vez, é feita uma ação como os seminaristas. E isto vem de ao encontro de uma das necessidades sentidas pelo SEFISC (Seminário Filosófico de Santa Catarina), em Brusque, ou seja: que haja um maior entrosamento entre os futuros estudantes de Filosofia já antes de ingressarem naquele Seminário.

Pe. Ademir lembrou ainda que esta Semana Propedêutica terá como tema o discernimento vocacional, visando que cada seminarista tome uma decisão sempre mais consciente sobre o seu chamado.


Após este momento de abertura, na capela, fez-se a Oração da Noite.
































































































Um comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

"Sempre que possível, dê um sorriso a um estranho na rua. Pode ser o único gesto de amor que ele verá no dia." ( Papa Francisco)