sexta-feira, 17 de setembro de 2010

PROPEDÊUTAS TÊM DIA DE VIVÊNCIA ESPIRITUAL






Neste dia 15 de setembro de 2010, quarta-feira, a programação da 1ª SEMANA PROPEDÊUTICA REGIONAL previa um dia de aprofundamento espiritual.
E o dia amanheceu lindo, com um sol portentoso.
O primeiro assessor foi o Pe. Vânio, Reitor do Seminário Teológico da Arquidiocese de Florianópolis. Começou dizendo que “hoje, tudo conspira a nosso favor. Hoje é o Dia de Nossa Senhora da Piedade, padroeira da Catedral, da cidade de Tubarão e das 28 paróquias desta Diocese. Estamos no lugar certo, na hora certa e cuidando para fazer a coisa certa.”
O texto utilizado para suas reflexões foi o capítulo 15 de São Lucas. Segundo Carl Rhaner, “este é o capítulo que mais converteu pecadores na história da humanidade”.
Pe. Vânio disse que “este é o principal programa de um cristão: entregar as dimensões de nossa vida nas mãos de Jesus”.
Analisando versículo por versículo, o assessor foi ajudando os participantes a refletir sobre sua caminhada de fé e sua vivência vocacional.

Algumas de suas reflexões:
+ “Jesus é o único e bom Pastor que vai atrás (lá no deserto longínquo) buscar a ovelhinha perdida, deixando as 99 bem abrigadas. Ao encontrá-la, não a julga, nem a condena. Toma-a no colo, a traz para a casa e ainda faz uma grande festa. Gasta mais na festa do que o próprio valor do animalzinho. É assim que Jesus faz conosco! E nós? Vamos atrás das ovelhinhas perdidas?”
+ “Não costumamos nos comparar com a ovelha perdida, com a moeda encontrada ou somente com o filho que retornou para sua casa. Precisamos é saber se temos atitudes do pastor que vai atrás, da mulher que procura e do filho mais velho que reclama.”

+ “Os bons pais costumam dar três coisas aos filhos: diariamente lhes dão o pão, vez por outra lhes dão uma roupa nova e, no final da vida, lhes dão a herança. Nesta parábola, o filho mais novo pede a herança antes do tempo, declarando que, para ele, o pai está morto.”
+ “O pai da parábola usa gestos maternais para acolher o filho que voltou, cobrindo-o de beijos, agarrado ao seu pescoço. Com o outro filho, é o apaziguador, que usa palavras ternas (“Meu menino”) e tenta tocar o coração do moço.”
+ “As atitudes do Pastor são os sinais de como Jesus deseja que sejam e ajam os seus próprios pastores.”
A segunda reflexão da manhã foi dirigida pela especialista em Cousiling, Myriam, de Porto Alegre. Ajudou os participantes a fazerem um Exame de Vida. Começou com a seguinte oração:
“Deus Pai,
qual é a tua vontade para mim hoje? Senhor Jesus, o que Tu farias se estivesses aqui no meu lugar?
Espírito Santo, o que estás fazendo/movendo em mim agora?”.
Outras de suas reflexões:

+ “É preciso examinar o coração com sabedoria. Mas não sabemos bem fazer este exame. Então, precisamos do Espírito Santo que nos ajude a perceber os ‘pontos cegos’ que não percebemos com nitidez.”

+ “Nosso coração deve estar configurado com o coração do Bom Pastor (DAp 199). E tirar dele aquilo que não combina. Afinal, é melhor viajar com uma ‘mala pequena’ do que carregar uma mala enorme, cheia de futilidades.”

+ “A centralidade de nossa vida é Jesus Cristo (DAp 319). Quem deve aparecer: Ele ou eu? O Papa Bento XVI, semana passada, pediu aos bispos que reservassem um tempo adequado, a cada dia, para estar com Ele, Jesus. É preciso esvaziar o coração diante de Jesus. Ele sabe tudo de nós. Portanto, é importante abrir nosso coração ao Sagrado Coração.”


























































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

"Sempre que possível, dê um sorriso a um estranho na rua. Pode ser o único gesto de amor que ele verá no dia." ( Papa Francisco)