sexta-feira, 17 de setembro de 2010

D. WILSON DESEJA UMA DIOCESE ABERTA ÀS MISSÕES

NOSSO BISPO PARTICIPA DA REUNIÃO DO CLERO REFLETE SOBRE MISSÕES
Por ocasião do encontro de confraternização dos padres da Diocese de Tubarão, marcado para este dia 13 de setembro, no Castelo do Pe. Nivaldo Ceron, em Treze de Maio, aconteceu também uma reunião dirigida por D. Wilson. Entre os objetivos estavam a eleição dos representantes das comarcas para comprorem o Conselho Presbiteral Diocesano. Isso foi realizado, sendo eleitos os padres Luis Carlos (por Jaguaruna), Lino (por Braço do Norte), Eduardo (por Laguna) e Avelino (por Tubarão). O Pe. Rafael tratou de alguns assuntos da Pastoral Presbiteral, como a definição da data do Curso anual do próximo ano para o mês de julho, dias 4 a 7, com o tema “Iniciação à vida cristã”. Também foi definido que o Retiro do Clero em 2011 será no Morro das Pedras, em Florianópolis, no deias 8 a 12 de agosto. D. Wilson encaminhou ainda outros assuntos importantes para a caminhada da Diocese. Destacou o seu interese sobre a dimensão missionária em nossa Igreja Particular. Falou sobre a importância de aproveitarmos bem a oportunidade do Mês Missionário, Outubro. Lembrou o ensinamento de Aparecida: “passar de uma pastoral de conservação à uma pastoral missionária”. Disse que gostaria de incrementar o espírito missionário na diocese para além de suas fronteiras; “devemos pensar mesmo em missões ad gentes, por que não?”. E comentou: “É preciso aprender a se doar, a sair de si mesmo. Com o espírito missionário a gente só tem a ganhar. Ganha-se em dinâmica para a Igreja e ganha-se na espiritualidade. Tudo o que fizermos com espírito missionário, se reverterá em benefício para a própria Diocese!” Sugeriu o incentivo à prática devocional do Terço Missionário (“o que é uma bela forma de catequizar”), a partilha de experiênias missionárias conhecidas e o incentivo à Coleta Missionária. D. Wilson entregou uma carta aos padres na qual ele aborda suscintamente este tema. Falou sobre o Cenáculo Missionária, uma iniciativa do saudoso João Paulo II, quando Papa.
Com esta reflexão, D. Wilson começa a realizar aquilo que disse no Rio de Janeiro, quando se despedia do COMIDI daquela arquidiocese, que buscaria despertar o espírito missionário na sua nova Diocese (conferir neste blog, artigo no mês de Julho).
Que o Senhor da messe, que enviou os seus discípulos ao mundo inteiro com a missão de anunciar a Boa Nova do Reino de Deus, abençôe a nossa Igreja e a torne sempre mais aberta ao Espírito Santo. Então, nossa Igeja Particular será, realmente, missionária! Há muito o que fazer, pois o nosso COMIDI deixou de existir há alguns anos e o Projeto Missionário Diocesano nunca saiu do papel. Jesus deseja que sua Igreja seja missionária! Precisamos fazer a nossa parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

"Sempre que possível, dê um sorriso a um estranho na rua. Pode ser o único gesto de amor que ele verá no dia." ( Papa Francisco)