domingo, 12 de setembro de 2010

LIÇÕES DE UMA ORDENAÇÃO DIACONAL



Não poderia ter sido diferente. A cerimônia de Ordenação Diaconal dos seminaristas Joel e Márcio atraiu grande número de fiéis à Catedral Diocesana Nossa Senhora da Piedade, em Tubarão, no último dia 04 de setembro.

Chovia naquela tarde, sinal de que o Criador estava regando as duas sementes que semeou no canteiro da nossa Diocese.

Impressionou a presença de tão grande número de presbíteros e diáconos. Além dos parentes e amigos dos novos diáconos, um expressivo número de cristãos se fez presente.

As emissoras de rádio católicas também estavam presentes. E a Rádio Luz e Vida FM, de Orleans, porém, inovou promovendo um painel, ao vivo, na sacristia da catedral.

Trouxe para o debate os dois seminaristas que seriam ordenados, mais o Pe. Elias (Cura da Catedral e ex-formador dos jovens), o Pe. Auricélio (Promotor Vocacional da Diocese) e o próprio D. Wilson, nosso Bispo. Os radialistas Edenilson Perdoná e Lismael Ferrareiz mediaram as reflexões.


Várias celebrações vocacionais aconteceram por toda a diocese em vista destas ordenações. Muito especialmente, tais celebrações ocorreram em Oficinas e Pedras Grandes, paróquias onde nasceram e cresceram os candidatos; e em Orleans e Humaitá, onde eles atualmente exercem seus ministérios.

Também aconteceram celebrações em nosso Seminário Nossa Senhora de Fátima e na Catedral; aqui, na véspera, inclusive, com a presença dos candidatos.

Fazem muito bem para a Igreja momentos de grande animação vocacional, como estes. O entusiasmo dos candidatos anima toda a comunidade. Este entusiasmo, contudo, deve levar-nos a um comprometimento maior com a missão evangelizadora da Igreja.

Na sua homilia, durante a Santa Missa, D. Wilson refletiu sobre o Sim de Márcio e Joel. Fitando os pais dos seminaristas, falou sobre a importância da família na formação cristã dos filhos e como ambiente do despertar vocacional.

E disse que “o Grupo de Família é sustento para a família, como bem ouvimos o Joel dizer que sua vocação nasceu dentro de um Grupo destes”. E mais: “ouvimos o profeta dizer ‘O Espírito do Senhor me enviou’. Eu lhes digo: coloquem seus joelhos no chão, e tenham generosidade em responder ao chamado de Deus. Queimem o medo, pois ele contraria a fé; assim vocês serão mais livres. O SIM de vocês nos deixam a todos muito contentes!”.

Ao final da celebração, o Diácono Joel usou a palavra para, também em nome do Diácono Márcio, expressar sua gratidão. E disse: “Nós queremos agradecer. E temos muito que agradecer. Primeiramente, agradecemos a Deus e a Nossa Senhora. Também aos nossos pais e irmãos; à Diocese, nas pessoas de nossos bispos. Também às nossas comunidades de origem, e aos formadores que tivemos. Às paróquias onde realizamos ações pastorais e aos nossos benfeitores. Aos seminaristas, companheiros de caminhada, e às funcionárias destas casas. Nossa gratidão aos padres Itamar (Humaitá) e Lino (Orleans), pela acolhida e companheirismo ao longo deste ano. Agradecemos a todos que estão aqui presentes.”.


Estas palavras nos fazem perceber que um sacerdote não surge de uma hora para a outra no seio da Igreja; que há um processo, um itinerário, e que é lento, mas progressivo. E que muitas pessoas acabam se tornando importantes no processo de discernimento vocacional de um futuro sacerdote.

Após a Santa Missa, na praça da Catedral, foi oferecido um coquetel para toda a comunidade. O alimento foi farto, abundante, e saboroso. A delicadeza em servir e a disponibilidade das lideranças completaram a festa vocacional. Há muita alegria em poder ser útil, em acolher bem as pessoas e, enfim, em servir a Deus.

Nossos seminaristas menores e propedêutas ficaram muito animados com as Ordenações.

Ocasiões assim, valem mais que muitas palestras de motivação vocacional. Por isso, não podemos parar de rezar e trabalhar para que surjam muitas vocações específicas para a nossa Igreja. Todas as paróquias devem organizar sua Pastoral Vocacional para vivenciarmos muitos mais momentos assim!

Parabéns aos nossos Diáconos Márcio e Joel. Que Deus abençoe o seu ministério! Obrigado, Senhor Jesus, o dono da Messe!










































































































Um comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

"Sempre que possível, dê um sorriso a um estranho na rua. Pode ser o único gesto de amor que ele verá no dia." ( Papa Francisco)