sábado, 4 de setembro de 2010

Ordenação diaconal de Joel e Márcio

A diocese de Tubarão viveu neste sábado, dia 04 de setembro, às 15h, na Catedral Diocesana Nossa Senhora da Piedade, a alegria de ver ordenados diáconos os seminaristas Joel Marcolino Bittencourt e Márcio Martins. Joel, 27 anos, natural de Tubarão, é filho de Natalino Aguiar Bittencourt e Albertina Marcolino Bittencourt. Desde o mês de fevereiro mora e realiza trabalhos pastorais na paróquia de Orleans. Seu lema de ordenação é “Entrega teu caminho ao Senhor, confia nele, e ele agirá” (S l37,5). Márcio Martins é natural de Azambuja, Distrito de Pedras Grandes. Tem 34 anos. É filho de Ângelo Rufin Martins e Gracia Goudinho Martins. Neste ano de 2010 realiza trabalhos pastorais na paróquia de Humaitá, em Tubarão. Seu lema diaconal: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou pela unção para evangelizar os pobres” (Lc 4,18). Presidida pelo bispo Dom Wilson Tadeu Jönck, à frente da diocese desde o dia 18 de julho último, a celebração contou com a participação de mais de quarenta sacerdotes, dois diáconos e com a catedral lotada de fiéis. Interrogado sobre a dignidade dos candidatos para assumir o ministério diaconal, Pe. Itamar Faísca, em nome da Igreja, falou das qualidades de ambos e garantiu a Dom Wilson que poderia ordená-los. Dom Wilson não escondeu sua alegria de poder estar conferindo o primeiro grau do sacramento da Ordem a dois seminaristas, ainda no início de seu ministério em Tubarão, sendo que logo os terá como novos dois padres no presbitério diocesano. No final da celebração o diácono Joel dirigiu sua palavra de agradecimento a Deus, aos pais e familiares, aos formadores, amigos, a Dom Wilson e a todos os presentes e Pe Lino Brunel de Orleans, também deixou suas breves e sinceras palavras de satisfação e alegria aos ordenados: " Queridos diáconos Joel e Márcio, vocês, agora, são diáconos da Igreja. São diáconos na diocese de Tubarão. São diáconos em Tubarão, Orleans, Pedras Grandes..." e completou " quero dizer a vocês o que eu sempre digo a mim mesmo, meus principios para uma boa caminhada:
1. Crer em Deus verdadeiramente, isto é, ter a convicção de que Deus existe, de que Deus os conhece e os ama. E confiar nele.
2. Alimentar a fé, sendo que os principais nutrientes vêm da Sagrada Escritura, da oração e da caridade. Ter uma espiritualidade natural, sem ser forjada.
3. Celebrar bem, mas sem esconder Jesus, para ser notado. Celebrar bem a missa, cada batizado, cada casamento... sem se estressar com atrasos ou com fotógrafos.
4. Não fazer para si, para satisfazer o ego, para ganhar dinheiro. Fazer para Deus e para o bem do povo.
5. Planejar o trabalho, as atividades do ano, do mês, da semana, do dia-a-dia. Prever. Ser organizado. Cumprir a programação.
6. Priorizar sempre o trabalho que é próprio da missão do diácono, do padre. A sua agenda particular é secundária.
7. Estar em comunhão com a Igreja. Não se isolar. Participar, mesmo que estiver indisposto, sem vontade de falar.
8. Agir com absoluta honestidade na administração do dinheiro da Igreja.
9. Reconhecer as limitações e fragilidades. Ter consciência que é preciso aprender sempre e aperfeiçoar-se.
10. Ser coerente em tudo o que diz e faz. Não viver de aparência. Não é a roupa que faz o padre. E seu grande distintivo é o que Cristo interior, não o da lapela.
Joel e Márcio, não são conselhos. São apenas princípios que servem para mim e que achei que poderia compartilhar com vocês. E assim fiz.... Obrigado! Parabéns! E sejam bem-vindos aos clero de Tubarão."

O que temos a expressar é nossa alegria aos ordenados Diáconos Joel e Marcio!
PARABÉNS!



Um comentário:

  1. Parabéns aos nossos novos diáconos. Parabéns também ao Pe. Auricélio pela matéria.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

"Sempre que possível, dê um sorriso a um estranho na rua. Pode ser o único gesto de amor que ele verá no dia." ( Papa Francisco)