quarta-feira, 1 de setembro de 2010

NA BÍBLIA, O SENTIDO DE TODA VOCAÇÃO


Acho por demais significativo que tenhamos, ao longo do ano, um mês temático exclusivamente para proclamar o nosso amor à Palavra de Deus.


E, então, me vem à mente a imagem de D. Orlando Brandes ensinando, persuadindo e repetidas vezes clamando: “Bíblia na mão, no coração e pés para a missão.”


E mais: “O discípulo é aquele que escuta, compreende, vive e anuncia a Palavra de Deus. Todavia, o primeiro passo a ser dado, pastoralmente falando, é colocar a Bíblia nas mãos do povo. Este é o início da mobilização bíblica a ser implantada. Bíblia na mão, no coração e pés para a missão. Sem a Palavra, a missão enfraquece e desaparece. O ardor e a perseverança na missão vêm da Palavra. O anjo do Apocalipse tem o livro aberto em suas mãos (Ap 10,8)”.


Setembro é considerado o Mês da Bíblia por causa do aniversário de morte de São Jerônimo, dia 30 de setembro, autor da tradução latina da Bíblia, no Século IV, e grande estudioso e apaixonado pela Sagrada Escritura.


Sabemos que a Palavra é alimento. O próprio Deus disse ao profeta Ezequiel: “ ‘Filho do homem, alimenta teu ventre e sacia as entranhas com este rolo que te dou’. Eu o comi, e era doce como mel em minha boca.” (Ez 3,3).



Temos andado um pouco “desnutridos” deste alimento substancial e divinal. Talvez por isso temos tido tantas dificuldades em nosso processo de evangelização e, até mesmo, em nossa vida pessoal.


Temos recebido todo tipo de alimento, das mais variadas fontes, com os matizes mais atraentes e criativos. Contudo, quando não buscamos o alimento verdadeiro que Deus nos oferece, a Sua Palavra, ficamos enfraquecidos e não conseguimos dar um sentido à nossa missão cristã.



A ausência da Bíblia em nossa missão empalidece e descaracteriza as nossas palavras, o nosso testemunho e o nosso labor. Precisamos voltar a sentar aos pés de Jesus, como Maria de Betânia (Lc 10,38-42), ou como as multidões que rodeavam Jesus naquela ocasião do Sermão da Montanha (Mt 5,1-12).


Precisamos acolher a Palavra com ouvidos de discípulos! Discípulos que se tornam missionários para levar a Boa Nova recebida, transpondo todas as fronteiras.



A vocação de tantas personagens bíblicas brota da ESCUTA da Palavra de Deus. Também hoje Deus continua a falar, a chamar, a vocacionar! Mas, quem O escuta? A Leitura Orante da Bíblia é um convite a acolhermos a voz de Deus em nossos corações.



O mês da Bíblia é uma provocação ao nosso coração! Sim, uma PRO-VOCAÇÃO! Afinal de contas, qual é o espaço que a Palavra de Deus tem em nossas vidas? Como está o canteiro do nosso coração para que as sementes da Palavra de Deus possam germinar?



Por fim, recordo um pensamento de D. Orlando na Romaria Estadual de Sacerdotes (Fraiburgo, 21/04/10).



É com a Bíblia nas mãos e no coração que a gente vai tirar o ranço sacramentalizador. É a hora de um catolicismo bíblico! Uma Igreja bíblica! Um sacerdócio bíblico!


Não um mero biblicismo, mas é ter a Bíblia como um pilar da nossa Igreja. Certos problemas que enfrentamos é pura falta de leitura orante da Bíblia.”


(Pe. Auricélio Costa – Promotor Vocacional )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

"Sempre que possível, dê um sorriso a um estranho na rua. Pode ser o único gesto de amor que ele verá no dia." ( Papa Francisco)