sexta-feira, 24 de setembro de 2010

MORTE DE SEMINARISTA LEVA-NOS À REFLEXÃO


"Ao que segue sem mancha o seu caminho,
Eu mostrarei a salvação que vem de Deus"
(Sl 49,23)



"É bom para mim estar unido ao Senhor!"
(Sl 72)

Ontem, 23 de setembro, fomos surpreendidos com a notícia do falecimento de um seminarista da Diocese de Blumenau, o jovem de 20 anos de idade, EDNEI GONÇALVES CRUZ. Seus pais residem em Rio dos Cedros, SC.

O acidente automobilístico ocorreu às 19 horas, numa estrada estadual, quando o carro em que viajava como caroneiro aquaplanou e, saindo da rodovia, deu contra uma árvore.

O seminarista que faleceu imediatamente estava concluindo a faculdade de Filosofia e fazia parte da comunidade do SEFISC – Seminário Filosófico de Santa Catarina, em Brusque. No mesmo carro estavam o Reitor, Pe. Adenir José Ronchi, e outro seminarista maior; ambos sofreram pequenas escoriações. Estavam a caminho de Lages onde, neste final de semana, participariam de uma Assembléia de Pastoral do Regional. Com a fatalidade, a reunião foi adiada.

O fato causou consternação em todos os colegas seminaristas do SEFISC e em toda a Diocese de Blumenau. Enfim, a Igreja de Santa Catarina fica sensibilizada com a perda prematura do jovem seminarista.


O seminarista é um jovem que deseja ser padre e, durante o seu itinerário vocacional, reside num Seminário, sob as orientações de um formador, e convive com outros jovens que têm o mesmo ideal. Dada a escassez de sacerdotes, um seminarista é sempre uma grande esperança de continuidade na missão evangelizadora da Igreja.

É um dom especial de Deus para a comunidade que reza pedindo operários para a messe. O seminarista, com sua juventude, representa renovação para a família eclesial. É uma promessa abençoada e palpável de um futuro sacerdote. Por tudo isto (e muito mais), é compreensível que as pessoas olhem já agora o seminarista como um “quase” padre. E dispensam-lhe toda forma de carinho, acolhida, apoio, proteção e incentivo.

A notícia do falecimento deste irmão de caminhada surpreendeu-nos já em “luto solidário”, pois estávamos em comunhão com nosso colega seminarista Michel, que perdera dia 22, o seu jovem tio, também num acidente automobilístico. E desta feita, mais três pessoas faleceram, inclusive duas jovens recém-formadas na universidade, ambas de nossa cidade, e participantes de nossa Igreja.


É na esperança da vida eterna, conquistada para nós por Jesus Cristo, que nós encontramos respostas para a morte destes jovens. Pois é Ele a nossa esperança para este mundo e para a vida futura na eternidade.


Estamos em comunhão de oração com os nossos colegas seminaristas do SEFISC, com a Diocese de Blumenau e, especialmente, com as famílias dos irmãos falecidos.

Outrossim, agradecemos a Deus por conservar entre nós o Pe. Rochi (que esteve nos ajudando em nossa formação em 2009 aqui em nosso Seminário) e ao outro colega seminarista. Desejamos-lhes pronta recuperação e toda a força de Deus!

Que Nossa Senhora de Fátima e a Beata Albertina intercedam a Deus pelos acidentados, pelos enlutados e por todos os vocacionados.

Pois a Messe continua grande e o número de operários, agora, menor.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

"Sempre que possível, dê um sorriso a um estranho na rua. Pode ser o único gesto de amor que ele verá no dia." ( Papa Francisco)