Na manhã de 17 de setembro, no último dia da 1ª SEMANA PROPEDÊUTICA REGIONAL, no Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Tubarão, reservou-se mais um tempo para refletir sobre DISCERNIMENTO VOCACIONAL.Este foi o tema da palestra de D. Wilson Tadeu Jönck, Bispo de Tubarão. Pe. Ademir Eing, coordenador do evento, apresentou o Sr. Bispo aos seminaristas como um homem que tem dedicado grande parte do seu ministério à Formação dos futuros presbíteros.
“é muito importante distinguir o que Deus quer de nós. Como ter certeza do que Ele deseja? Certamente que não é pela razão científica, mas pela fé.
Pois o padre é aquele que coloca sua vida a serviço de Deus. Daí a importância de clarearmos o que é mesmo o nosso ser, a nossa vida, para que ela seja segundo o desígnio de Deus.
E realizar aquilo que Ele deseja de nós e do jeito como Ele espera. Discernindo, desta forma, vem o segundo passo da vocação: a RESPOSTA, fruto da DECISÃO.”Outros pensamentos de D. Wilson:
+ “A resposta ao chamado não pode esperar a vida toda.
A decisão traz seus compromissos e responsabilidades, tendo o vocacionado que deixar outros caminhos para trás.”

Daí a importância de se vencer a PREGUIÇA.”
+ “Muitos são os desejos que surgem na caminhada vocacional. É preciso seleciona-los, harmonizá-los. Então, surgirá a tal CRIATURA NOVA: os batizados.”

+ “As virtudes precisam ser cultivadas em nossa vida. Aprendamos a ser caridosos, a perdoar, fazer o bem a todos.
Para ser padre é fundamental a ORAÇÃO.
E também a vivência da castidade (que é a pureza) e o celibato (a não prática sexual ativa).
Não é bom viver com o coração divido. Neste campo, há que se ter muita humildade.”
+ “No caminho do cristão sempre há uma cruz. Jesus também sofre e carregou a Sua cruz. Não foi ao Calvário para fazer turismo. Foi lá para manifestar o seu amor. Também precisamos amar muito: a Igreja, as pessoas...
E tirar de dentro de nós elementos que nos impedem de amar. Tais elementos podem ser a preguiça, a malícia, a raiva (agressividade), o ciúme/inveja, o fingimento...”
+ “Contudo, estamos em processo. Ninguém está pronto. É neste processo que Deus vai revelando o seu desígnio para cada um de nós. E eu desejo que vocês façam uma bela caminhada, neste processo. Não depende somente de vocês! Voltem-se sempre para o alto, para o coração de Deus!”

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.