terça-feira, 25 de setembro de 2012

SÃO LUDGERO – JORNADA BÍBLICO-VOCACIONAL


18 a 26 de agosto de 2012. Para nós, seminaristas, a Jornada em São Ludgero começou dia 22, quarta-feira, quando fomos auxiliar nas visitações domiciliares. Unimo-nos às Irmãs e ao Padre Paulinos. Estávamos preparando a celebração dos 50 anos de Vida Consagrada de Ir. Ninfa Becker, filha do lugar.

O Pe. Auricélio e os propedêutas Jonas, Lucas e José Luiz visitaram famílias em Vila D. Jordina, pela manhã, e em Ponte Baixa, à tarde. Foi uma experiência muito marcante, embora cansativa. Encontramos várias realidades desafiantes: doenças, indiferença, distanciamento da religião... Muita gente estava dormindo porque há turnos noturnos nas fábricas da região.

Na quinta-feira voltamos à São Ludgero e visitamos família na Encosta do Sol. À tarde fomos visitar o Morro da Cruz. Foi uma grande aventura subir os mais de quinhentos degraus até o cimo do monte. Mas valeu muito a pena!

À noite fomos rezar com a comunidade de Morro do Cruzeiro. Viemos dormir em Tubarão e retornamos para aquela cidade na manhã seguinte. Participamos dos encontros com os estudantes. As Irmãs do Grupo Chamas lideraram os dois encontros.

Terminado o encontro da tarde fomos dispensados para um passeio. Pe. Domingos Dorigon, o pároco, foi sempre muito gentil em nos acolher e nos oferecer as refeições. Também foi muito bom visitar as Irmãs da Divina Providência, que residem na comunidade, e tomar com elas o lanche da tarde.

As Irmãs Paulinas são muito queridas e têm espírito apostólico. Particularmente, a Ir. Ninfa: sempre muito alegre, não obstante a gripe. A Jornada foi uma grande festa vocacional, e ainda houve espaço para visitas aos colégios da Cida, três noites de formação bíblica e encontro com as lideranças. O Pe. José Carlos, Paulino, participou de todas as atividades da Jornada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

"Sempre que possível, dê um sorriso a um estranho na rua. Pode ser o único gesto de amor que ele verá no dia." ( Papa Francisco)