terça-feira, 25 de setembro de 2012

AGOSTO – A VONTADE DE DEUS PARA NÓS


Já é bastante sabido que não somos nós que escolhemos esta ou aquela vocação. Compete a Deus fazer uma VOCAÇÃO e endereçá-la para o coração que Lhe aprouver. É do coração de Deus que brotam todas as vocações. Desde toda a eternidade Ele já planeja uma vida de amor para cada um de nós (cf Jer 1,5). Todavia, Ele nos cumula de liberdade para escolhermos fazer a Sua vontade ou a nossa.

Na Pastoral Vocacional costumamos definir que “VOCAÇÃO é um chamado de Deus à mim para servir os irmãos”. Compreendemos, portanto, que a iniciativa é sempre d’Ele, tendo em vista a construção do Seu Reino entre nós. Daí a importância de estarmos bem atentos para sempre termos maior clareza de qual é mesmo o desejo de Deus para cada um de nós. E brincamos: “Vocação acertada, futuro feliz! Vocação errada, quebra o nariz”.

Os testemunhos bíblicos nos ajudam neste processo de discernimento: “Abrão partiu como o Senhor lhe tinha dito” (Gn 12, 4); “Moisés partiu”, conforme a instrução de Javé (Ex 4,18); “Fala, Senhor, que teu servo escuta” (1Sm 3,10); “Eis-me aqui, enviai-me” (Is 6,8); “Foi-me dirigida nestes termos a Palavra do Senhor” (Jer 1,4); “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38); etc.

Os tempos passaram rapidamente, e nós estamos vivendo já o terceiro milênio da Era Cristã. E Deus continua chamando e tocando os corações com seus apelos de salvação. Se outrora os vocacionados discutiam com Deus e lhe pediam maiores esclarecimentos sobre a Vocação, hoje não é diferente. Mas há um agravante: parece que estamos mais surdos hoje do que antes. Há muitas outras vozes a falar ao mesmo tempo e quase não percebemos mais a voz de Deus. Somos atraídos para tantos outros caminhos e distraídos daquele que é “o Caminho, a Verdade e a Vida”.

O Mês Vocacional é uma oportunidade a mais que a Igreja nos oferece para refletirmos sobre nossa VOCAÇÃO. É evidente, que estabelecer um mês para promover as vocações é apenas um álibe pedagógico, pois sempre é tempo para estarmos atentos à vontade de Deus. Assim, podemos dizer que “Agosto é mês do bom gosto de Deus para nós”. Mais do que um trocadilho, esta frase revela que a vocação é um DOM do amor de Deus para conosco.

Foi sobre isto que o Papa Bento refletiu na Mensagem que escreveu à Igreja por ocasião do Dia Mundial de Oração pelas Vocações deste ano. Ele afirmou que “cada criatura, e particularmente cada pessoa humana, é fruto de um pensamento e de um ato de amor de Deus, amor imenso, fiel e eterno (cf. Jer 31, 3). É a descoberta deste fato que muda, verdadeira e profundamente, a nossa vida... Trata-se de um amor sem reservas que nos precede, sustenta e chama ao longo do caminho da vida e que tem a sua raiz na gratuidade absoluta de Deus”.

Por isso, o Papa ensinou que “o amor de Deus permanece para sempre; é fiel a si mesmo... É preciso anunciar de novo, especialmente às novas gerações, a beleza persuasiva deste amor divino, que precede e acompanha: este amor é a mola secreta, a causa que não falha, mesmo nas circunstâncias mais difíceis”.

Todos fomos “Chamados à vida plena em Cristo!”, como reza o tema deste Mês Vocacional. Precisamos continuar anunciando a Boa Nova, isto é, Jesus Cristo. Pois Ele é a nossa Esperança e nossa Salvação. Ele nos diz constantemente: “Eis que faço novas todas as coisas” (Ap 21,15).

Aproveitemos este Mês Vocacional para animarmo-nos mutuamente no seguimento de Jesus e na acolhida da nossa VOCAÇÃO. Como disse o Papa, que as Dioceses “se tornem lugar de vigilante discernimento e de verificação vocacional profunda... Deste modo, a própria comunidade cristã torna-se manifestação do amor de Deus”.


Pe. Auricélio – Promotor Vocacional - 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

"Sempre que possível, dê um sorriso a um estranho na rua. Pode ser o único gesto de amor que ele verá no dia." ( Papa Francisco)