quinta-feira, 6 de setembro de 2012

7ª ROMARIA VOCACIONAL – SEMINARISTAS PRESENTES!


03 de junho de 2012. Choveu muito na véspera, mas este domingo, 3 de junho, amanheceu muito bonito, embora com algumas nuvens no céu. Chegamos ao Santuário da Bem-aventurada Albertina pelas 8h. Fizemos nossas devoções e começamos a acolher os romeiros que foram chegando aos poucos.

Logo procuramos conhecer bem o local: o santuário, o cemitério e a Gruta do martírio da Beata. Pelas 9h o Ministério Poder da Canção, de Humaitá, Tubarão, já animava a abertura da 7ª Romaria Vocacional da Diocese de Tubarão. A Equipe Vocacional de Nova Brasília, com D. Cacilda e o seminarista Ronério, dirigiu a Oração da Manhã.

O seminarista Jonas partilhou sua experiência no último ACAMPSTUBA, realizado no interior de Tubarão na Semana Santa deste ano. Depois o seminarista José Luiz partilhou com a comunidade a sua experiência vocacional. Alguns clipes vocacionais foram apresentados. Às dez horas teve início a Santa Missa. O Pe. Sérgio Jeremias, nosso Administrador Diocesano e Reitor do Santuário a presidiu. Concelebram, além do nosso Promotor, mais quatro sacerdotes. Membros de Equipes Vocacionais ajudaram nos serviços da Liturgia da Palavra. Ao final, o Presidente abençoou um grupo de peregrinos que estava presente ao evento, tendo saído de Capivari de Baixo, e pretendem chegar ao Santuário de Santa Paulina, em Nova Trento.

O almoço foi no Salão de Festas da comunidade. A comunidade de São Luís nos presenteou com os ingressos. Pe. Sérgio, Pe. Lino, Pe. Joel e Pe. Auricélio almoçaram conosco. À tarde, pelas 13:30h, o Ministério de Música Novo Millenium, de Sertão dos Corrêias, Tubarão, começou a animação. Não foram muitas as pessoas que participaram do momento vocacional da tarde. O seminarista Lucas deixou um bonito testemunho aos presentes.

O seminarista Fernando partilhou sua caminhada vocacional. Para partilharem suas experiências na Missão Jovem falaram os seminaristas Alberto e Gustavo. Os seminaristas Sadionei e Daniel Vanderlind dirigiram uma bonita homenagem à Beata Albertina. Em seguida chegaram os jovens romeiros que estavam concluindo seu Curso Querigma em Braço do Norte. Eram cem jovens liderados pela Ir. Elisângela. Trouxeram com eles os símbolos da Jornada Mundial da Juventude: a cruz de madeira e o ícone de Nossa Senhora. Marcávamos, assim o Bote Fé Vocacional de nossa Diocese. O Pe. Auricélio, que estava coordenando o evento, e o Pe. Sérgio, Reitor do Santuário, lhes dirigiram algumas palavras de boas-vindas. Deixaram seus testemunhos os três jovens delegados de nossa Diocese para a última Jornada em Madri.

A Fernanda, acompanhada de seu namorado Emiliano, ambos da Pastoral Vocacional de Jaguaruna, partilhou sua experiência na Espanha. Disse que estar participando de um evento com jovens do mundo inteiro em torno da proposta de Jesus foi uma experiência que jamais esquecerá. A Ir. Lily partilhou também sobre sua presença em Madri. Segundo ela, sentir a presença da Igreja tão perto dos jovens, especialmente pela presença do Papa Bento, confirmou-lhe a desejo de continuar dedicando sua consagração para o trabalho junto aos jovens. Não podendo estar presente, o Murilo Medeiros, que também esteve na Jornada, enviou seu depoimento em vídeo. Destacou que o momento ímpar que viveu lhe deixou marcas indeléveis. Ressaltou o momento em que dois milhões de jovens, juntos com o Papa, silenciaram para adorar o Senhor Jesus.

Às 15:15h demos início à Santa Missa, que foi presidida pelo Pe. Auricélio, auxiliado pelos seminaristas Adson, Daniel, Gabriel e Jean e pelos ministros da comunidade. O santuário estava repleto de fiéis. Dada a bênção com o Santíssimo Sacramento, demos por encerrada mais uma Romaria Vocacional.

Antes de voltarmos para Tubarão, fomos visitar e fazer um lanche em Vargem do Cedro, no Flus Haus. Lá conversamos com D. Maria Verônica, a irmã da Beata Albertina, que nos acolheu carinhosamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

"Sempre que possível, dê um sorriso a um estranho na rua. Pode ser o único gesto de amor que ele verá no dia." ( Papa Francisco)