segunda-feira, 30 de agosto de 2010

SEMINARISTAS DE TEOLOGIA SÃO ADMITIDOS ÀS ORDENS SACRAS


Dentro da caminhada formativa do futuro sacerdote, há um momento em que o seminarista é acolhido oficialmente pela Igreja Particular como candidato ao sacerdócio.

Em nossa Diocese, no primeiro ano de Teologia, há um ritual todo especial em que o seminarista recebe solenemente a túnica branca.

Assim, é dado a conhecer a toda a Diocese que aquele jovem está sendo acolhido, a fim de preparar-se para assumir os passos seguintes rumo ao presbiterado.

Portanto, é muito significativo este Rito de Admissão às Ordens Sacras, e os seminaristas o levam muito a sério.

Como tem acontecido nos últimos anos, por ocasião do Retiro do Clero, os seminaristas de Teologia de nossa Diocese participam de uma missa, na qual os colegas do primeiro ano são Admitidos.

Desta feita, a celebração ocorreu no dia 26 de agosto, quinta-feira, na capela da Casa de Retiros da Vila Fátima (dos jesuítas), em Morro das Pedras, Florianópolis.

49 sacerdotes da Diocese estavam presentes, concelebrando, mais o Diácono Virgílio, os 10 seminaristas do SETT e o Sr. Bispo, D. Wilson Tadeu, que presidiu a celebração.


Em clima de muita alegria e esperança, durante a Missa, os seminaristas Claudemir (de Rio Bonito), Eduardo (de Imaruí), Jairo (de Braço do Norte) e Sérgio (da Passagem) foram apresentados e chamados diante do Bispo.


Em seguida, após uma breve exortação, receberam a túnica das mãos de seus respectivos párocos. Todos os participantes entoaram “Reveste-me, Senhor, com tua Graça”.

D. Wilson, na homilia, falou aos padres e seminaristas assim: “Vocês, caros seminaristas, enchem a nossa Diocese de esperança.

A vocação é um dom de Deus a pessoas que Ele muito ama. Por isso, o vocacionado não pode mais olhar para trás, sob o risco de tornar-se uma estátua de sal, como a mulher de Lot. Eu posso comparar este rito como o noivado. Como na parábola das Dez Virgens, é preciso vigiar sempre e perceber a presença de Jesus que chega, para colocar-se à disposição d’Ele.

E Ele pode vir nas várias circunstâncias da vida, através de pessoas simpáticas ou não, de todas as idades, através dos formadores, na pessoa dos padres e até do próprio Bispo. Abra a porta para Ele e Ele entrará e ceiará com você.

Vocês querem ser padres. Lembro-lhes que o sacerdote é um especialista em ver a presença de Jesus. Por isso, tenham o seu coração alargado, não fechado em um pequeno grupo.

Abram-se para acolher, sobretudo, aqueles que não são amados pela sociedade. Este é um processo muito exigente, de todo dia. Lhes ajudarão os estudos de Teologia, a leitura dos Documentos da Igreja, a presença pastoral (e suas múltiplas reuniões) e, especialmente, a Palavra de Deus. Quanto mais vocês estiverem voltados para Jesus e sua Igreja melhor. Através de vocês Jesus fará muitas coisas boas para muita gente!”


Ainda durante a celebração, D. Wilson pediu que todos parabenizassem os seminaristas que foram admitidos às Ordens Sacras.

Após a missa, todos participaram do jantar de confraternização. Foi degustada uma excelente paella, preparada pela cozinha da Casa de Retiros.






















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

"Sempre que possível, dê um sorriso a um estranho na rua. Pode ser o único gesto de amor que ele verá no dia." ( Papa Francisco)