quarta-feira, 18 de agosto de 2010

MISSA VOCACIONAL EM CAMPOS VERDES


A comunidade de São Bernardo de Claraval, em Campos Verdes, na Paróquia N. Sra. dos Navegantes, Laguna, está em festa. É a comemoração da memória de seu santo padroeiro. Uma série de missas-novenas foi organizada; dentre elas, uma Missa Vocacional.
Por isso, neste dia 17 de agosto, às 19:30h, aconteceu a Missa Vocacional presidida pelo Pe. Auricélio. Os seminaristas Jonas e Lucas, ambos da 2ª série do Ensino Médio de nosso Seminário, acomanharam o padre.
Também dois missionários da Divina Misericórdia, de Laguna, o Bonifácio e o Daniel.
Nossa equipe foi recebida com muito carinho pelas lideranças.
A capela estava muito bem enfeitada, próprio dos açorianos, que colonizaram toda a região litorânea de nossa região lagunar. Vasos de flores coloridas espalhados ao longo do corredor central, com panos e tapetes. O altar-mor, repleto de imagens de santos, tendo ao centro o Sacrário, foi bem iluminado e enfeitado com flores artificiais e um pequeno vaso com delicadas florzinhas naturais. Ao lado, em meio a flores, num andor, a imponente e bela imagem de São Bernado.
A Celebração foi tranquila, bem participativa, com o povo concentrado. Os seminaristas ajudaram na Liturgia e deixaram sua mensagem vocacional.
O testemunho de São Bernardo tem edificado muita gente ao longo dos tempos. Este santo nasceu em Dijon, na França, numa família nobre. Após a perda da mãe, já com 19 anos, entrou na Ordem Cisterciente, recentemente fundada.
A sua família foi contra a sua decisão, mas, dada sua enorme capacidade de persuasão, convenceu sua família e atraiu pelo menos 30 parentes para ser monges também. Fundou 68 novos mosteiros e consagrou 900 novos monges.
São Bernardo foi pregador, místico, escritor, fundador de mosteiros, abade, conselheiro de Papas, reis, bispos; também foi polemista, político e pacificador.
Foi um grande poeta de Nossa Senhora! Doente, aos 62 anos, faleceu em Claraval, no dia 20 de agosto de 1153. Doze anos depois foi canonizado e recebeu o título de Doutor da Igreja.
Retornamos de Campos Verdes edificados com a oração em comum, com a acolhida recebida, com a convivência com os missionários, com a experiência de atravessar o canal de balsa e, enfim, por poder conhecer um pouco de Magalhães, esta paróquia assistida pelos padres Rafael e Edemir João, e que é terra de missão!






















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

"Sempre que possível, dê um sorriso a um estranho na rua. Pode ser o único gesto de amor que ele verá no dia." ( Papa Francisco)