domingo, 15 de agosto de 2010

3º ENCONTRO COMARCAL DE COROINHAS EM SANGÃO



COROINHAS FESTEJAM SÃO TARCÍSIO E NOSSA SENHORA



Não poderia ser diferente: reunir 300 coroinhas num mesmo ambiente só poderia resultar em muito barulho, muita festa e muita animação.

E era isto mesmo o que se queria com este 3º ENCONTRO COMARCAL DE COROINHAS da Comarca de Jaguaruna.

O evento aconteceu no Salão de Festas da Paróquia Nossa Senhora do Bom Parto, de Sangão. O seu pároco, Pe. Pedro de Oliveira, foi quem recepcionou a equipe do Seminário, à frente da matriz.


Nosso grupo estava constituído dos seminaristas propedêutas e menores e mais o Pe. Auricélio, o Promotor Vocacional, que coordenou o Encontro.

As delegações das paróquias foram chegando aos poucos: Treze de Maio foi a primeira; depois a de Sangão. O pessoal de Morro Grande e de Jaguaruna chegou em seguida.
Ainda no início, chegou também Pedras Grandes, a mais distante. Cheios de entusiasmo, as crianças e adolescentes se deixaram levar pelos animadores: seminaristas e Ministério de Música São Paulo Apóstolo, da comunidade de Paulo Cruz, Jaguaruna.


Os casais Marcinho e Lúcia, Zilmar e Júlia tocaram e animaram a todos.

A acolhida e oração inicial foram conduzidas pelo pároco anfitrião.

Houve a intronização da imagem de Nossa Senhora, pois hoje é dia da Assunção de Nossa Senhora; e também uma veste de coroinha, lembrando que hoje é Dia de São Tarcísio, padroeiro dos Coroinhas.

Em seguida, o Pe. Pedro José Damásio, vigário paroquial de Jaguaruna, deixou uma mensagem aos participantes auxiliado pela Pastoral Vocacional-SAV de sua Paróquia.


O pessoal do SAV usou um fantoche (a boneca Aninha) para motivar os coroinhas. Foi um sucesso!!!

Dando continuidade, os seminaristas propedêutas Michel, Fábio e Renato coordenaram o momento de Gincana.

Através de inúmeras brincadeiras, envolveram seminaristas, padres (inclusive o Pe. Luis Carlos, de Morro Grande, que chegou durante o Encontro), coordenadores e os coroinhas.

As crianças ficaram super-motivadas e participaram de tudo com muito entusiasmo. Ao final, os pontos foram somados.

A Paróquia de Treze de Maio foi a que obteve mais êxito nas tarefas; porém, todas receberam um igual troféu de participação, pois o que se visava era a confraternização e não a disputa.

O Pe. Pedro de Oliveira promoveu a entrega dos troféus que foram patrocinados pelas paróquias da Comarca.

Depois, o pessoal da Pastoral Vocacional entregou uma “medalha” simbólica para cada coroinha com o seguinte conteúdo:

“Para Jesus todos somos vencedores!”.

Também fez-se a distribuição de pirulitos. Ao final, o pároco de Sangão fez os agradecimentos e convidou todos para saborearem o cachorro-quente que sua paróquia estava oferecendo.


Este Encontro foi uma linda festa!

Por muitos dias ainda repercutirão no coração dos coroinhas todas as cenas deste Encontro Comarcal.

Vários deles vieram até os seminaristas para darem seus nomes dizendo que estão pensando e ser padres e gostariam de conhecer o Seminário.

Também duas adolescentes se apresentaram como vocacionadas à vida religiosa. O trabalho de animação vocacional com os coroinhas não pode parar. Ao contrário, precisa ser sempre mais incentivado, desejado e organizado pelas paróquias.


Pois, como disse o Papa João Paulo II, “o grupo de coroinhas é uma verdadeira escola vocacional”; e mais: “é como que um pré-seminário!”.
































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

"Sempre que possível, dê um sorriso a um estranho na rua. Pode ser o único gesto de amor que ele verá no dia." ( Papa Francisco)