segunda-feira, 9 de agosto de 2010

MANHÃ DE APROFUNDAMENTO ESPIRITUAL


“Assim como os ramos precisam estar unidos à videira, permanecei no meu amor!” (João 15)


Sob orientação do Pe. Auricélio, neste domingo, 8 de agosto, aconteceu uma Manhã de Aprofundamento Espiritual com os seminaristas menores e propedêutas de nosso Seminário.

O Lucas e o Leonardo prepararam o ambiente com esmero. Cada um trouxe a sua Bíblia para a oração da manhã com os Salmos e para as reflexões que seriam propostas.


Pe. Auricélio falou sobre a importância da resposta ao chamado de Deus, cada dia. O Senhor nos chama porque nos ama com um “amor eterno” (Jeremias 1,5 e 31,3).

No deserto pessoal que cada um faz, pode-se descobrir o apelo de Deus. O convite para amar é muito exigente!
“Onde o Amor e a caridade, Deus aí está!”


Para amar como Jesus, é preciso mergulhar na intimidade de Deus, contando sempre com a Sua Graça: “pela Graça de Deus, sou aquilo que sou” (1Cor 15,9).

São Bernardo, Abade, ensinou-nos: “na contemplação é preciso considerar o que Deus quer de nós; o que Ele quer dizer a nós, e fazer tudo para seguir a Sua vontade”.

A experiência de intimidade e contemplação de Deus, torna-nos místicos; isto é: homens sensíveis às manifestações de Deus. E Deus está sempre presente! “Eis que Eu estarei convosco todos os dias!”

A modernidade, com a ideologia da “nova era”, jogou Deus no lixo, mas nós somos chamados a ser discípulos missionários do Senhor hoje! E deixar Cristo viver em nós! “Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim”, como disse São Paulo.

Para leitura orante pessoal, no momento do “deserto”, foi proposto o texto de João 15, 1-17: “Jesus é a videira verdadeira”.

O encerramento da manhã de oração deu-se com a Santa Missa, na capela do Seminário.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

"Sempre que possível, dê um sorriso a um estranho na rua. Pode ser o único gesto de amor que ele verá no dia." ( Papa Francisco)