segunda-feira, 16 de agosto de 2010

MÃE DE SACERDOTE PARTE PARA O CÉU





“O Céu é lindo!
Eu também quero ir pro Céu!”



Tomada de fé e esperança, a comunidade de Bom Pastor, da Paróquia de Morrotes (Tubarão), viu a sua bonita capela tomada de fiéis para a Missa de Exéquias de D. Ermínia Goulart Alves.

Quem são estes que lotam a igreja? São os familiares da extinta (filhos, netos, bisnetos, genros, noras...), amigos e conhecidos da comunidade e redondeza, 20 padres (colegas do Pe. Pedrinho), o Sr. Bispo D. Wilson, uma dezena de religiosas, outra dezena de seminaristas e grande delegação das paróquias de Braço do Norte e de Rio Bonito.

Mas, quem é a D. Ermínia? É a mamãe do Pe. Pedrinho, o seu filho caçula, que enche de orgulho sua família e comunidade; foi Reitor de nosso Seminário e Promotor Vocacional da Diocese; e, atualmente, é pároco da Paróquia Santa Rosa de Lima, de Rio Bonito.

D. Ermínia era mulher forte, silenciosa e muito humilde. Seu testemunho de verdadeira cristã edificou toda a sua comunidade e todos que a conheceram. Rezava diariamente o terço, herança que deixou para seus filhos. Assídua na comunidade, participava com fé e perseverança.

No início da celebração, o Pe. Avelino de Souza, Pároco de Morrotes, acolheu o Senhor Bispo e todos os presentes. D. Wilson presidiu a Santa Missa, concelebrada pelos sacerdotes presentes. A animação coube ao Ministério de Música da comunidade.

Ao final, usou da palavra, em nome da família, o senhor Antônio Faustino (genro da falecida e jornalista da Rádio Tubá). Disse que “entre tantos ensinamentos que a minha sogra deixou para nossa família e comunidade está o esforço para ver sua família sempre unida e firme na fé. Seus filhos são todos pessoas boas e honestas. E ainda teve a generosidade para entregar um filho, o mais novo, para o serviço do altar como sacerdote”.

O Pe. Pedrinho, tomado de emoção, também deixou a sua mensagem.
Nós sabemos o quanto nossa mamãe vai nos fazer falta. Mas ela está num lugar lindo... muito lindo: no Céu!

Ela merece estar lá com Deus, porque viveu para Deus e para a sua família.
Há quase seis anos, nesta mesma igreja, assim superlotada, ela me abraçava lá na entrada, para me trazer ao altar e eu presidir a minha primeira missa como sacerdote.
Hoje, viemos aqui para entregar esta nossa ‘joia preciosa’ ao seu verdadeiro Dono, o nosso Deus! Obrigado, Senhor por esta ‘joia’ maravilhosa! Obrigado, mamãe!”.

Pe. Pedrinho ainda agradeceu a presença dos padres, em tão grande número, recordando uma máxima clerical: “a mãe de um sacerdote é como que a mãe de todos os sacerdotes”.

Ao final, após o Ritual de Encomentação feito pelo Pe. Pedrinho, o Bispo disse:
vivam aquilo que a D. Ermínia lhes ensinou e testemunhou. Façam o que ela disse e vocês estarão seguindo o caminho de Deus!”.

Assim, no caminho da vida, vivemos mais um lindo momento existencial e eclesial.

Foi momento de solidariedade na dor, mas também de celebração da fé n’Aquele que tudo pode: o Senhor Jesus Cristo!










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

"Sempre que possível, dê um sorriso a um estranho na rua. Pode ser o único gesto de amor que ele verá no dia." ( Papa Francisco)