terça-feira, 10 de agosto de 2010

3º CAFÉ LITERÁRIO – ANIVERSÁRIO DA ACATUL

A Academia Tubaronense de Letras – ACATUL estará comemorando 10 anos de sua criação no próximo dia 29 de agosto. Por isso, neste dia 10 de agosto, terça-feira, aconteceu o 3º Café Literário, nas dependências do SESC, em Tubarão.

O evento teve início às 19:30h, com a presença de acadêmicos e comunidade em geral.

Ao todo, cerca de trinta pessoas ouviram a exposição do Dr. José Warmutch, membro da Academia, colunista e fotógrafo.

Para falar da importância da literatura, Warmutch projetou num telão fotografia que ele mesmo fez sobre grandes nomes da literatura mundial. Revelou-se como um homem viajado, muito culto, conhecedor de literatura e de uma comunicação fácil e envolvente.

Apresentou Anne Franck, judia que, na invasão nazista à Armsterdã, Holanda, ficou confinada por meses em um sótão, com sua família. Alí ela escreveu o único livro de sua vida: “Diário de Anne Franck”.

Expôs fotos sobre Frnz Kafka, Manuel Maria du Bocage, Goëthe, Hanz Christian Andersen, Pe. José de Anchieta, Ibsen, Carlos Lopez, Carlos Drumond de Andrade e Antônio Cruz e Souza (o maior poeta catarinense, filho de escravos alforriados).


Após a conferência, a acadêmica Miryan, presidente da ACATUL apresentou a Ciranda Cultural em comemoração ao décimo aniversário da instituição.

Eis a programação:
23/08. 11hs. SESC. Apresentação de boi-de-mamão pelas crianças da Escola Ivo Bressan.
25/08. 10hs. SESC. Sarau Literário, com apresentação de poemas. Promoção da equipe de professores que desenvolveu o Projeto “Quem não lê, não escreve” (Curso de Administração da UNISUL e Prof.ª Marilene).
28/08. Jantar com acadêmicos. Haverá “troca-troca” de livros.
29/08. Apresentação do filme “Mutum”, baseado em obra de Guimarães Rosa, no Auditório do SESC.

A presidente avisou que durante toda a Ciranda haverá exposição de artes plásticas, fotos e um Varal Literário.

E convidou todos para prestigiarem, no dia 29, a inauguração da nova sede da ACATUL, na rua Conselheiro Mafra, 122. Haverá uma cerimônia às 20h, seguida de coquetel.





































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

"Sempre que possível, dê um sorriso a um estranho na rua. Pode ser o único gesto de amor que ele verá no dia." ( Papa Francisco)