terça-feira, 16 de novembro de 2010

TEMA DO 3º ESTÁGIO VOCACIONAL CONVIDA AO TESTEMUNHO


PROPEDÊUTA APRESENTA REFLEXÃO SOBRE O TEMA
Em vista da realização do 3º Estágio Vocacional de 2010, que acontecerá neste final de semana, dias 20 e 21, foi escolhido o seguinte tema para nortear as reflexões: “VÓS SEREIS TESTEMUNHAS DE TUDO ISTO” (Lc 24,48).

Este versículo 48 está no contexto de Lucas 24, 44-53. Analisando todo este texto bíblico poderemos entender melhor o conteúdo deste versículo.

O assunto é: a missão cristã. Esta missão nasce da leitura das Escrituras, onde se percebe o testemunho de Jesus: vida, morte e ressurreição, como seu centro e significado.

Essa missão dá continuidade ao anúncio de Jesus a todos os povos. E também provoca a transformação da história a partir da atividade de Jesus voltada para os pobres e oprimidos.

Analisando o texto, percebemos que a conversão e o perdão supõe que se percorra o caminho de Jesus na própria vida e nos caminhos da história. A missão é iluminada pelo Espírito do Pai e de Jesus: “a força que vem do alto”. Este texto é o último do evangelista Lucas; e o Evangelho de Lucas termina em Jerusalém e no templo, como havia começado.

Daí, da capital, que os apóstolos partirão para a missão até os confins da Terra. A partir deste texto (e do versículo 48) convidaremos os jovens estagiários a refletir um pouco mais sobre sua vocação.

Assim, poderão ter maior clareza sobre qual é, realmente, a missão que Jesus lhes quer confiar. Queremos ajudar os jovens a descobrirem a alegria de testemunhar Jesus! E Jesus deseja que sejamos suas testemunhas em todo lugar e em todos os tempos!

“Enviai, Senhor, operários à Vossa messe; pois a messe é grande e poucos são os operários”.


Fábio Kraieski Matuchaki – seminarista propedêuta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

"Sempre que possível, dê um sorriso a um estranho na rua. Pode ser o único gesto de amor que ele verá no dia." ( Papa Francisco)