terça-feira, 16 de novembro de 2010

PASTORAL VOCACIONAL VALORIZA PRESENÇA DOS SEMINARISTAS

DESPERTAR E CULTIVAR VOCAÇÕES – OBJETIVOS DA P.V.


A Coordenação Diocesana da Pastoral Vocacional (SAV) esteve reunida neste dia 13 de novembro, para a sua Assembleia anual.

O evento aconteceu no CEAC, ao lado da Catedral, com início às 8:30h. Havia representantes de 07 paróquias, 04 religiosas, Pe. Cornélio (Josefino), um seminarista de Teologia e o Pe. Auricélio.

Houve um momento para REVER a caminhada, dentro do Projeto Diocesano da PV para 2010.

Várias atividades foram realizadas: reuniões da PV Diocesana, nas Comarcas (Tubarão,04; Jaguaruna, 01; Braço do Norte, 01; Laguna, 01); três Encontrões Vocacionais (Seminário de Tubarão) e 03 Estágios Vocacionais; 5ª Romaria Vocacional Diocesana ao Santuário de Albertina; 8ª Peregrinação da Fé ao Santuário de Albertina; Semana do Seminarista; presença nas reuniões do Regional Sul-IV, Lages e do Conselho Diocesano de Pastoral, CEDA; preparação para as Ordenações Diaconais de Márcio, Joel e Fr. Alvacy; preparação para o 3º Congresso Vocacional do Brasil.


O 3º Encontro Vocacional Feminino, por vários motivos,não aconteceu.

Após várias considerações, passou-se ao momento do VER a atual realidade.

Percebeu-se algumas LUZES: o entusiasmo dos animadores vocacionais; os encontros e reuniões realizados; os espaços conquistados junto às pastorais e paróquias; o trabalho junto às famílias (Grupos de Famílias); o trabalho do seminarista Rodrigo; a presença dos seminaristas nos eventos; a presença do Bispo; o trabalho com os Coroinhas e jovens; a passagem de PV para SAV; as Ordenações presbiteral e diaconais; as Profissões religiosas femininas; o envio da Ir. Marquelyzia para a África.

Também percebemos SOMBRAS: comunidades que não rezam pelas vocações; quase não se falar em vocações femininas; falta de apoio/incentivo para organizar uma Equipe Vocacional nas paróquias e/ou Coordenação paroquial de Coroinhas; a demora em aparecer os frutos pode nos levar ao desânimo; a falta de perseverança de animadores, seminaristas, vocacionados, sacerdotes, religiosas...

No momento de PLANEJAMENTO PARA 2011 renovou-se o compromisso de assumir os objetivos da Diocese, com suas prioridades.

Serão promovidos Encontros de Formação, em nível paroquial, nas paróquias que desejarem.


As atividades comuns de animação continuarão, sempre com renovado empenho. Ainda haverá a preparação paras as Ordenações Presbiterais.

A Ir. Eliete Kons, IDP, foi eleita Vice-coordenadora da PV-diocesana. A próxima reunião será dia 02 de abril.

Ao final, o Pe. Auricélio agradeceu o apoio que todos têm dispensado ao Seminário de Tubarão e, especialmente, aos seminaristas e vocacionados.


E os convidou para virem visitar nossa Casa ao longo do ano.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

"Sempre que possível, dê um sorriso a um estranho na rua. Pode ser o único gesto de amor que ele verá no dia." ( Papa Francisco)