sexta-feira, 12 de novembro de 2010

PROGRAMA DE RÁDIO É INSTRUMENTO DE EVANGELIZAÇÃO

SEMINARISTA PROCLAMA A PALAVRA DE DEUS NO “CLARINADAS DO SEMINÁRIO”

Há anos que os seminaristas editam o programa CLARINADAS DO SEMINÁRIO, aos domingos, na Rádio Tubá (de Tubarão).


Na edição do próximo domingo, dia 14, o seminarista Renato, do Propedêutico, fará a reflexão sobre o Evangelho do dia, ou seja: Lucas 21.5-19. Adiantamos, abaixo, a sua homilia.

Meus irmãos, hoje, domingo, aqui no programa Clarinadas do Seminário, levado pelas ondas da Super Rádio Tuba a todo o mundo, vamos refletir a Palavra de Deus.


A liturgia deste domingo nos apresenta este Evangelho de S. Lucas capítulo 21, versículos 5 a 19... que foi há pouco proclamado pelos seminaristas. E convidando-nos a tomarmos uma atitude de escuta às palavras de Jesus.

Os discípulos estavam com Jesus, em Jerusalém. Jesus estava preparando-os para o fim que viria em breve. Falou da destruição do templo. O templo era o seu corpo, que seria destruído em prol de todos os povos.

Mas, curiosos, os discípulos interpelam Jesus sobre o fim. Ele abre um novo caminho, uma nova visão, uma nova reflexão para que os discípulos entendessem o significado de suas palavras. É um caminho tortuoso e difícil. Jesus sabia que suas palavras eram fortes, e que por causa delas, até hoje, tudo é abalado, mudado. O mundo vira um caos.

No versículo 10 deste Evangelho, Jesus se dirige pela terceira vez aos discípulos. Ele que é o próprio Verbo Encarnado, se esvazia enquanto fala, faz sua primeira entrega. Só que Jesus adverte aos que seguirão suas palavras como é difícil assumi-las. Adverte sobre o que implica acolher suas palavras. Mostra que não é um caminho de facilidades, e que exige muito daqueles que desejam acolhê-las.

Encher-se das palavras de Jesus é “encarnar” o Verbo. É termos parte com Deus, pois “encarnamos” novamente a Palavra. Não o fazemos do mesmo jeito que Deus fez, mas a tornamos viva por nosso testemunho de cristãos, assumindo-a. E assumir não é somente ouvir, mas implica agir em torno do que a Palavra nos convida a fazer.


Jesus, por fim, dá uma esperança. Esperança de vida! De vida eterna, alcançada pela perseverança no assumir a sua Palavra.

Hoje, meus irmãos, nesta manhã de domingo, o Senhor nos convida a sermos suas testemunhas neste mundo. Pessoas fortalecidas pela fé em Jesus Cristo, esperançosas por fazer acontecer o Reino, agindo com amor, com c
aridade.


Neste programa do Clarinadas do Seminário somos convidados a estar atentos à Palavra de Deus que sempre se manifesta em nosso meio. Assumir a Palavra de Deus, sim, exige-nos muito. Mas, acolhendo-a com fé, alcançaremos a vida eterna.


Renato de Souza Amaro - seminarista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

"Sempre que possível, dê um sorriso a um estranho na rua. Pode ser o único gesto de amor que ele verá no dia." ( Papa Francisco)