terça-feira, 9 de novembro de 2010

CONSELHO DE PASTORAL DIOCESANO AVALIA RESULTADOS DA ASSEMBLEIA

BISPO PEDIU UM RENOVADO ESFORÇO DE INTEGRAÇÃO DIOCESANA

No último dia 5 de novembro, às 8h, na CEDA – Casa de Encontros Dom Anselmo, em Tubarão, aconteceu a última reunião do Conselho Diocesano de Pastoral.

Além dos coordenadores diocesanos de Pastoral e representantes de Organismos Eclesiais, a reunião contou com a presidência do Sr. Bispo, D. Wilson Tadeu, e foi coordenada pelo Pe. Nilo Buss, Vigário Geral.

Na abertura, o Sr. Bispo saudou aos presentes e, com alegria, disse: “esta é a nossa última reunião do ano, mas com gostinho de primeira do novo ano, pois temos muito que fazer”.


Foi apresentada a Avaliação da Assembleia de Pastoral ocorrida no final de outubro último.

Constatou-se que os objetivos foram atingidos e que a avaliação foi muito positiva. Representantes dos Seminários participaram da Assembléia, inclusive nossos três seminaristas propedêutas. E coube ao Seminário, na pessoa do Pe. Auricélio, a animação do evento.

Após alguns encaminhamentos práticos e comunicações, D. Wilson usou da palavra para fazer sua exortação de pastor:

Estamos construindo o nosso Plano Diocesano de Pastoral. É importante que todos se empenhem nesta tarefa. Gostaria que houvesse um grande esforço de integração diocesana em torno da nossa missão. Queremos ser uma Igreja de comunhão e uma Igreja ministerial, cada um dando a sua colaboração.

Falou também da importância de “um apaixonamento por Jesus e Sua Igreja”, para que o Reino cresça.

Disse que “o Plano Diocesano de Pastoral precisa ser assumido, acolhido e vivenciado por todos, para que não se torne um Plano de padres, mas de toda a Igreja”.

E, sobre o desejo dos religiosos de fazerem um resgate histórico sobre sua presença na caminhada de nossa Igreja Particular, o bispo sugeriu que os religiosos “marquem presença junto aos Grupos de Famílias”.

Nosso seminário quer caminhar com a Igreja diocesana e participar do processo de construção do Plano Diocesano.

Desde cedo, na formação dos futuros presbíteros, visa-se uma “configuração” com Jesus e Sua Igreja. Pois, para o padre, a Igreja é a sua família!













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

"Sempre que possível, dê um sorriso a um estranho na rua. Pode ser o único gesto de amor que ele verá no dia." ( Papa Francisco)