segunda-feira, 29 de novembro de 2010

PASTORAL VOCACIONAL REALIZA SUA ASSEMBLEIA COMARCAL

TUBARÃO – DEFINIDAS ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO VOCACIONAL PARA 2011


A Pastoral Vocacional da Comarca de Tubarão esteve reunida neste último dia 27 de novembro, sábado, para a sua Assembleia anual. A coordenadora Maria Auxiliadora Venâncio esteve presente, mas precisou ausentar-se.


Participaram da reunião, além do Pe. Auricélio, os representantes do Serviço de Animação Vocacional de Capivari (Izilda), Morrotes (Solange), Oficinas (Sônia e Albertina), Gravatal (Geneti) e Catedral (Vitória e Edi).

As paróquias de Humaitá e Passagem ainda não têm uma coordenação paroquial do SAV.

No início fez-se uma reflexão de um texto intitulado “Pensamentos Vocacionais de D. Wilson”, sobre várias reflexões vocacionais de nosso Bispo, feitas em alguns eventos comunitários.


Fez-se a avaliação da caminhada neste ano de 2010: as três reuniões de articulação do SAV-Comarcal; os almoços de domingo no Seminário; a apostila de formação (da Diocese de Tianguá, Ceará); o cuidado com as Vocações específicas (rezar, incentivar, divulgar, convidar, facilitar); o apoio aos 03 Encontrões Vocacionais – garotos; e aos 03 Estágios Vocacionais – jovens; a participação na Semana do Seminarista; a realização do Encontro Comarcal de Coroinhas (em Gravatal) e as atividades no Mês de Agosto.

Percebeu-se que não aconteceram as Missas com visita das Equipes Vocacionais à cada paróquia da comarca e que o Encontro Vocacional Feminino foi adiado.

Houve a definição de algumas atividades para o próximo ano, como o Encontro Comarcal de Coroinhas: 03/09, domingo, à tarde, em Capivari.


Outras atividades previstas: Jornadas Vocacionais em preparação às Ordenações Presbiterais dos Diáconos Joel (dia 19 - Oficinas) e Márcio (dia 26 – Pedras Grandes); Almoços aos domingos no Seminário; Semana do Seminarista: 14-22/05; 6ª Romaria Vocacional ao Santuário da Beata Albertina: 05/06, São Luís; Estágios Vocacionais e Encontrões Vocacionais em nosso Seminário; Planejar bem o Mês de Agosto na paróquia.

Pe. Auricélio comunicou que acontecerão Encontros Mensais para jovens vocacionados candidatos ao Propedêutico. E que serão impressos cartazes contendo a Oração Vocacional (sugestão do Bispo) para motivar as comunidades e pastorais para a Oração.


A Pastoral Vocacional deseja caminhar junto com a Diocese, especialmente neste tempo de preparação do Novo Plano Diocesano de Pastoral.

A Coordenação Comarcal para o próximo ano está assim constituída: Pe. Auricélio (Assessor), Izilda (Vice), Sônia (Secretária), Albertina (2ª Secretária).

Desejamos que as Equipes Vocacionais continuem firmem na sua missão de animar a ação vocacional em suas paróquias. Nosso Seminário lhes dispensa um grande carinho. E, diariamente, aqui, se reza pelos animadores vocacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

"Sempre que possível, dê um sorriso a um estranho na rua. Pode ser o único gesto de amor que ele verá no dia." ( Papa Francisco)