quarta-feira, 29 de junho de 2011

PROPEDÊUTAS MINISTRAM AULAS SOBRE LIVROS BÍBLICOS

15 de junho de 2011. Nesta manhã, durante as aulas de Introdução à Bíblia, ministradas pelo Pe. Auricélio, os seminaristas propedêutas Judá e André Arthur apresentaram seus trabalhos sobre dois livros bíblicos.

Coube ao Judá apresentar o Livro dos Juízes, um dos Livros Históricos, do Antigo Testamento. O seminarista falou que o objetivo da obra é mostrar que a fidelidade a Javé é fundamental na organização da nova sociedade que o povo de Deus deve construir após a experiência do deserto (Êxodo).

Após a administração de Josué, doze Juízes coordenaram as doze tribos de Israel. Destaque para Débora, a única mulher, e Sansão, Otoniel, Gideão, Aod, Jair...

Comentamos vários episódios narrados pelos autores do Livro e sobre a mensagem tão forte que ele transmite para nós, hoje. Portanto, um livro muito atual; afinal de contas, a Bíblia é Palavra de Deus e, portanto, Palavra viva!

O seminarista André Arthur partilhou seus estudos sobre o Livro de Jeremias. Num período muito dramático para o povo de Israel, este profeta (como os demais) conclama governantes (especialmente o rei Joaquim) a voltarem para o caminho de Deus. Ele mesmo lamenta todo o sofrimento a que é submetido, chegando a amaldiçoar o dia em que nasceu.

Ele diz que sua missão é ser “um martelo”: para quebrar e derrubar, edificar e construir... A narrativa de sua vocação é belíssima: “antes que estivesses no ventre materno, Eu te conheci e te consagrei para seres meu profeta entre todas as nações”.

As apresentações oportunizaram muitas reflexões e aprendizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

"Sempre que possível, dê um sorriso a um estranho na rua. Pode ser o único gesto de amor que ele verá no dia." ( Papa Francisco)