terça-feira, 7 de junho de 2011

D. WILSON ENALTECE TESTEMUNHO DE ALBERTINA

Em sua homilia, por ocasião da 6ª Romaria Vocacional Diocesana e Festa da Beata Albertina, durante a Santa Missa, D. Wilson Tadeu Jönck, Bispo de Tubarão, semeou sementes de esperança. Antes de tratar do testemunho da Beata, ele refletiu sobre a solenidade da Ascensão.

Falemos da Ascensão. Jesus subiu para o Céu! Trata-se de uma verdade que precisamos aceitar para que a nossa vida cristã tenha sentido. Renovemos esta fé em nossas mentes e no coração: nós vamos para o Céu!

Isso não atrapalha e nem nos aliena na nossa missão no mundo. Pois colocamos a nossa fé nas coisas que nos ultrapassam, que estão além da morte. Assim, não só presos à materialidade, vamos dirigindo nossa vida adequadamente. O mundo como absoluto nos sufoca, deixa-nos num vazio existencial insuportável. É por isso que Jesus nos diz: “Vinde a mim e vos aliviarei” dos contratempos. Santo Agostinho fez esta experiência e registrou: “o coração do homem está inquieto enquanto não repousar em Deus”.

Irmãos, nunca nos arrependemos de fazer o Bem, de buscar a Deus! Cristo partiu para o Céu. E nós? Ele continua presente e pode ser encontrado. Está visível nos Sacramentos. O mais importante, contudo, é que Ele está atuando em nossa vida! Renovemos nossa confiança, reconhecendo-O na Eucaristia, na comunidade reunida, na Palavra, na ação que nos absolve os pecados. Este é o período da Igreja: eis a importância da sua presença aqui.

Muitos vêm a este Santuário para decidir sobre sua vocação. Sim, Deus nos fala e manifesta qual a Sua vontade para nós. O grande segredo da vida é entendê-la como convocação. Não somente decisão nossa, mas viver como resposta ao chamado divino.

Hoje, Deus nos quis aqui! Nossa presença é resposta solícita a este apelo. Ele está sempre nos chamando e esperando nossa resposta. E Ele se faz presente no mundo através de nossas respostas. Os religiosos, por exemplo, aqui presentes em expressivo número, nos ajudam a falar de Jesus e vida eterna. Esta é a resposta que preenche suas vidas.

Tomemos São Paulo como exemplo: ele viveu como resposta a vida toda, enfrentando inúmeras dificuldades. Para muitos aqui presentes, a resposta foi abraçar o Matrimônio. Deus colocou este/a companheiro/a em sua história e vocês receberam a bênção matrimonial.

Sim, estamos diante de uma enorme revolução! A grande revolução que pode transformar a sociedade é anunciar que o Amor de Deus está presente. A Bem-aventurada Albertina se ocupava de Jesus e permaneceu fiel à sua religião até mesmo no martírio.

Este foi o seu Sim, a sua resposta ao apelo de Jesus em seu coração. Hoje Deus quer falar conosco através do exemplo dela. Que ela nos ajude a compreender o que Ele espera de nós. E, que possamos ser fiéis na resposta também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

"Sempre que possível, dê um sorriso a um estranho na rua. Pode ser o único gesto de amor que ele verá no dia." ( Papa Francisco)