terça-feira, 7 de junho de 2011

POVO DE DEUS PARTICIPA DA 6ª ROMARIA VOCACIONAL

SEMINARISTAS AJUDAM NA REALIZAÇÃO DA ROMARIA

5 de junho de 2011. O frio era intenso ao amanhecer deste domingo. Mas o sol logo foi dando o ar de sua graça, iluminando a manhã mais e mais.

Toda a comunidade acordou-se alvoroçada, pois era grande a ansiedade pela realização da Romaria Vocacional. Saímos pelas 7h rumo ao Santuário de Albertina que se localiza em São Luís, no sul de Imaruí, paróquia de Vargem do Cedro.

Lá chegamos por volta das 8:10h, tendo encontrado espessa neblina na estrada, na região de Armazém e São Martinho. Mas São Luís estava iluminada e, do alto do morro, avistamos a imponente torre do Santuário. A Renata, que é esposa de um sobrinho da Albertina, o Valério, foi quem nos acolheu no templo. Embora contundida e com dificuldades para andar, ela estava ali feliz por amor a Jesus e por devoção à Beata.

O Ministério de Música Poder da Canção, de Humaitá de Cima (Tubarão) colocou-se à postos para receber os romeiros que estavam chegando. Os seminaristas propedêutas Judá e e André Arthur conduziram um momento de Espiritualização.

Depois de alguns cânticos, a Ir. Anete Sens deixou uma mensagem vocacional muito pertinente para a ocasião. Convidou os pais a ajudarem Deus na tarefa de tocar o coração dos mais jovens. “Coloquem Deus no coração dos seus filhos; façam compreender a importância dos limites para que eles descubram que a vida é feita de exigências”, exortou.

Depois a comunidade ouviu o depoimento vocacional de Ir. Nazarita. Ela testemunhou sua vocação vivida em meio a dores e limitações devido à doença que lhe acometeu nos últimos tempos. “Já estou bem melhor e retornei a fazer coisas que dantes me eram impossíveis, como conduzir um automóvel. Mas eu não desanimo e quero servir a Jesus até o fim de minha vida, do jeito como Ele desejar”.

Às 10h teve início a Santa Missa, presidida por D. Wilson Tadeu, Bispo de Tubarão, e concelebrada pelos padres Sérgio Jeremias (Reitor do Santuário e Pároco de Vargem do Cedro), Realdo (Pároco de Imaruí), Eduardo José (Pároco de Imbituba) e Auricélio (Promotor Vocacional).

Uma dezena de religiosas, os seminaristas de nosso Seminário de Tubarão, membros de Equipes Vocacionais, catequizandos e alguns vocacionados estavam presentes. Mais de duas mil pessoas passaram pelo Santuário ao longo do dia. D. Wilson, em sua homilia, disse que “a grande revolução que pode transformar a sociedade é anunciar que o Amor de Deus está presente.

A Bem-aventurada Albertina se ocupava de Jesus e permaneceu fiel à sua religião até mesmo no martírio. Este foi o seu Sim, a sua resposta ao apelo de Jesus em seu coração. Hoje Deus quer falar conosco através do exemplo dela. Que ela nos ajude a compreender o que Ele espera de nós. E, que possamos ser fiéis na resposta também.” Após a Missa, na frente do Santuário, ocorreu um ato de inauguração da nova Loja de Albertina.

No Salão de Festas foi servido almoço à comunidade. Nós recebemos os convites do Pe. Sérgio. Montaram uma mesa sobre o palco e a reservaram para seminaristas. O Pe. Eduardo e um grupo de quatro pessoas vieram almoçar conosco. Eles estão peregrinando para o Santuário de Madre Paulina. Que Deus os acompanhe!


À tarde, por volta das 13:30h, o Judá, o Alberto e o José Luiz cuidaram da animação. O Pe. Auricélio coordenou o momento de depoimentos e orações. A Ir. Assunta, que trabalha com idosos em Laguna, partilhou sua caminhada vocacional. Ela testemunhou que desejava ser religiosa desde adolescente, mas precisou renunciar ao convento para cuidar dos pais. Mais tarde, tendo o pai falecido, aos 27 anos, ela ingressou no convento e é religiosa das Irmãs Beneditinas da Divina Providência há 25 anos.

Também a Ir. Rosemeyre Cardoso, do Instituto das Irmãs do Coração de Jesus/Serviam, que atua em Braço do Norte, deu o seu testemunho. Ela está festejando bodas de prata de consagração religiosa. Paulista de Santos, Ir. Rose tem trabalhado em várias realidades pastorais e culturais; desde a favela em Porto Alegre, à comunidade de imigrantes portugueses na Alemanha. Contou que ainda muito cedo descobriu a sua vocação à vida religiosa e precisou fazer várias renúncias (trabalho, estudos, namoro, família...) para poder discernir e responder ao chamado vocacional. E que está muito feliz, respondendo, cada dia, ao Plano de Deus para sua vida.

Após este momento, os seminaristas Lucas e Jonas conduziram a Adoração ao Santíssimo Sacramento, presidida pelo Pe. Auricélio. Enquanto isso, na Gruta do Martírio, os seminaristas André Arthur e Jean dirigiam a reza do Terço Vocacional.

Pe. Sérgio presidiu a última Missa do dia, encerrando a Romaria e Festa da Beata Albertina. Durante todo o dia uma multidão de pessoas passou pelo Santuário. E, antes de virmos embora, ainda pudemos rezar silenciosamente na Gruta do Martírio. Ao entardecer, a temperatura voltou a cair e, rapidamente, naquela região montanhosa, o sol foi adormecendo por detrás dos montes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

"Sempre que possível, dê um sorriso a um estranho na rua. Pode ser o único gesto de amor que ele verá no dia." ( Papa Francisco)