quinta-feira, 2 de junho de 2011

ACATUL – PRESENÇA NO “CAFÉ LITERÁRIO”


SEMINARISTAS PARTICIPAM DE ENCONTRO COM ESCRITORES

Estando presentes vários escritores da Academia Tubaronense de Letras – ACATUL, neste dia 31 de maio/11, às 19:30h, um grupo de seminaristas acompanhado do Pe. Auricélio, participou do Café Literário.


O evento é promovido mensalmente pela entidade, em parceria com o SESC. E foi lá na sede do SESC que o encontro aconteceu. Uma turma de estudantes de Odontologia, acompanhados da sua professora Marilene, esteve presente.


A presidente da Academia, escritora Miryam Maier, fez uma exposição sobre o tema “O aluno e o escritor”. Disse que pode haver uma grande interação entre estes dois elementos.


“Com a presença do escritor, o aluno pode ter um foco diferente daquele que ele tinha, quando se debruçava sozinho sobre o livro. Seu enfoque será mais profundo, pois ele poderá contrapor ou ampliar o seu modo de compreensão.”


Disse que “a leitura abre mais oportunidades de emprego, amplia a visão de sociedade e de mundo, e capacita até para a participação de Concursos. Entre o leitor e o escritor pode haver uma enriquecedora interação. Os dois saem ganhando, pois o escritor pode levar o leitor a muitas e empolgantes viagens.”


Ela apresentou a nova obra da Academia, a coletânea “Os dez primeiros passos”. A capa é uma reprodução de uma linda pintura do acadêmico escritor e multi-artista Pedro Antônio Corrêa. Todos os membros participaram com textos.


Ela também partilhou um pouco de sua vida. Disse que desde os três anos de idade sofre com artrite e que já enfrentou um câncer. Aprendeu a ler e a escrever no leito do hospital, incentivada pela sua mãe Fátima. Esta lhe dizia: “minha filha, um dia você irá lançar um livro”.


Testemunhou: “ela me ensinava a ler e meu pai comprava jornais e livros pra mim”. Por isso, há alguns anos, a ACATUL promoveu uma campanha de doação de livros para várias entidades e, evidentemente, para o hospital: “pois a gente era criança e não havia ainda uma biblioteca infantil lá dentro”.


O Dr. Arary, também escritor, testemunhou emocionado a aventura pela vida desta sua ex-paciente. Vários presentes se manifestaram e elogiaram a ousadia da escritora que, amanhã, estará completando mais um ano de vida.


Ao final do evento, os participantes se confraternizaram em torno de uma mesa sortida de guloseimas. Foi possível comprar livros dos autores presentes e tomar-lhes os honrosos autógrafos. A Academia doou quatro livros para serem sorteados entre os seminaristas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

"Sempre que possível, dê um sorriso a um estranho na rua. Pode ser o único gesto de amor que ele verá no dia." ( Papa Francisco)