terça-feira, 12 de outubro de 2010

PARTILHA DE LIVROS – DISTRIBUIR SABEDORIA


Aos 12 de Outubro, os seminaristas secundaristas e propedêutas se reuniram para a segunda PARTILHA DE LIVROS deste ano voltados para a formação espiritual.

Inspirados por Nossa Senhora Aparecida, cujo dia era celebrado em todo o Brasil, iniciamos pedindo as bênçãos do Espírito Santo. O encontro deu-se na sala de estudos da segunda série do Ensino Médio.

O início foi às 10h, com as palavras do Pe. Pedro De Biasi. Refletiu sobre a responsabilidade de todos com o crescimento vocacional de cada um. O reitor falou sobre a importância desta partilha e sobre o crescimento que vamos adquirindo com as leituras.


Pe. Auricélio recordou da importância da leitura, apresentando os dois livros de Literatura Infantil presenteados à biblioteca de nosso Seminário. Tais obras (“Folcloruxa” e “Guapira: a nascente do rio”) são de autoria de Myrian Maier Nunes.

Apresentou também uma obra de outro escritor tubaronense, o sr. Edgar Nunes, chamada “Tubarão: Histórias e Lorotas”, onde há uma crônica em homenagem ao nosso Pe. Pedro, por ocasião de seu aniversário em 2001, na Catedral.

Em seguida, cada seminarista apresentou o seu livro, destacando os principais argumentos da obra e a sua contribuição na formação pessoal.


O seminarista Lucas iniciou a partilha trazendo o livro “Eucaristia, nosso tesouro maior”, de Mons. Jonas Abib, que nos falava sobre o valor da Eucaristia, a importância de colocá-la no CENTRO de nossa vida.

Citou uma bela frase de Sta. Terezinha: “Não é para ficar em uma âmbula que Jesus desceu do céu, mas para ficar em nossa alma”. E concluiu com os dizeres de São João Bosco: “ Visitai o Senhor. Visitai-O várias vezes.”

José Luiz trouxe o livro “Vida de São José Maria Escrivá”, mostrando a vida de santidade vivida por este homem que tinha um verdadeiro amor pela Igreja. Citou Sto. Agostinho que disse: “Fora da Igreja você pode encontrar tudo, menos a Salvação”. E concluiu com os dizeres de Santo Escrivã: “Não se pode ter Deus como Pai se não ter a Igreja como Mãe.”

Judá apresentou um livro histórico da Bíblia, o Livro de Tobias, comentando que a obra visa manter as tradições na sua história do povo judeu e sobre a confiança em Deus.

Fábio apresentou o livro “Mônica, uma mulher forte”, de Hilton Rocha, com a biografia de Santa Mônica. O livro foi baseado em Santo Agostinho. Comentou a vivência de Mônica como uma mulher de oração e persistência pela conversão dos filhos.

Renato trouxe o livro “Jesus de Nazaré”, escrito pelo Papa Bento XVI, que traz reflexões dos evangelhos, procurando mostrar o Jesus histórico, Ele que se manifesta na história dos homens.

Michel mostrou o livro “Eu, Meu Deus e Minha Mula”, de Dom Walter Michael, Bispo Emérito de União da Vitória-PR, que narra sua trajetória missionária nos anos de 1958-1960, quando trabalhou fazendo missão no sertão de Goiás. Seu testemunho é um verdadeiro exemplo, lançando a nós o convite para a missão.

Leonardo apresentou “Fátima, os lugares da Profecia”, falando sobre as aparições de Nossa Senhora de Fátima e partilhando conosco fatos e fotos.
Gustavo trouxe o livro “Apocalipse de São João” falando do que pôde tirar dos seus ensinamentos deste livro.


Jonas concluiu a partilha trazendo o Livro com a biografia de “Dom Helder Câmara – a voz dos que não têm voz”, mostrando sua brilhante trajetória de vida de fé e comprometida com a causa dos excluídos.

Podemos concluir que foi um momento rico, pois pudemos compartilhar nossas experiências ao ler estes livros e, com certeza, nos enriquecendo mais e mais.

O encontro terminou às 12:20h, quando ainda se ouvia a homenagem dos tubaronenses à Senhora Aparecida, estourando foguetes de artifício.

(Michel Maÿ dos Santos)





















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

"Sempre que possível, dê um sorriso a um estranho na rua. Pode ser o único gesto de amor que ele verá no dia." ( Papa Francisco)