terça-feira, 12 de outubro de 2010

FORMAÇÃO PRESBITERAL É TEMA DE ASSEMBLÉIA DA OSIB

De 5 a 7 de outubro de 2010, no ITESC – Instituto Teológico de Santa Catarina, em Florianópolis, aconteceu a Assembléia Anual da OSIB – Organização dos Seminários e Institutos de Formação do Brasil/Regional Sul IV-SC.


A assessoria esteve à cargo do Bispo Emérito de Uruguaiana, D. Ângelo.

A presidência coube ao Pe. Ademir Eing, Reitor do Seminário Teológico de Tubarão, nossa Diocese.


Participaram quase 30 formadores das várias dioceses do Estado. Além do Pe. Ademir, de Tubarão também esteve presente o Pe. Auricélio.

O tema abordado foi “ELEMENTOS” DE FORMAÇÃO PRESBITERAL, HOJE.

O tema é pertinente, visto que a CNBB estará publicando nestes dias a “Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil”.


Algumas pérolas das reflexões:

+ Em sua homilia, no encerramento do Ano Sacerdotal, o Papa Bento XVI disse que “A Pastoral Vocacional deve formar presbíteros convincentes”.

D. Ângelo diz: Formemos presbíteros elementares, isto é, dotados dos elementos indispensáveis da existência presbiteral”.

+ O rosto do sacerdote não muda! “O padre de amanhã, não menos que o de hoje, deverá assemelhar-se a Cristo. Devemos abrir-nos o mais possível à superior ação do Espírito Santo” (PDV. 05).


+ Não há segredo: analisando os vários modelos de Formação, o Pe. Amedeo Cencini, em seu livro, propõe o modelo integrador, isto é: a capacidade de compor a pessoa do presbítero tendo como centro o mistério pascal, a CRUZ de Cristo.

+ Pelo Sacramento da Ordem que recebi, sou metade EU, metade CRISTO. Eu, porque não posso fazer nada sozinho. Cristo, porque Ele não quer fazer nada sozinho.


+ O 6º Mandamento é fundamental na vida do padre. Quando este não vai bem, tudo o mais se corroi.

+ O cristão autêntico deseja ser mais que apenas o natural; ele quer o sobrenatural! A Igreja não se centra no natural. Ela busca o sobrenatural.

+ Nós não somos o que S. Paulo foi. Mas nós podemos ser o que S. Paulo veio a ser.

+ Homem natural, o sacerdote é sempre ministro de Deus. Nele, mesmo o profano, deve tornar-se ‘sacerdotalizado”, como em Jesus, que sempre foi e agiu como sacerdote.

+ O ser humano só é completo quando é metade de Alguém.

+ Pela natureza, somos criaturas. Pela vontade de Deus, somos filhos e discípulos. Pelo Sacramento da Ordem, somos instrumentos nas mãos de Outro.

+ O presbítero, na dimensão do servir, é o quinto e deve aprender a ser quinto! Isto é: serve a Deus (1º), serve ao Povo de Deus (2º), serve a Igreja (3º), serve ao Bispo (4º).

+ O presbítero é um profissional da fé e especialista em Deus! (João Paulo II, em sua 2ª visita ao Brasil).

Durante a Assembléia, aconteceu um encontro com a comunidade seminarística de Joinville, onde foi celebrada a Eucaristia e oferecido um delicioso jantar aos membros da OSIB.

No dia 07, todos participaram da Missa com a comunidade de teólogos e professores do ITESC, na capela da instituição. Tal celebração foi presidida por D. Irineu.


Nestes dias, o Pe. Auricélio ficou hospedado no Seminário Teológico de Tubarão, desfrutando da fraterna acolhida do Pe. Ademir e dos seminaristas.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

"Sempre que possível, dê um sorriso a um estranho na rua. Pode ser o único gesto de amor que ele verá no dia." ( Papa Francisco)