domingo, 17 de outubro de 2010

O MUNDO PRECISA DE SACERDOTES E MISSIONÁRIOS 3D

“O mundo necessita de sacerdotes e missionários 3D, isto é: que se ocupem da Doutrina, da Disciplina e da Devoção”. Foi o que disse o Cardeal Ivan Dias, Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos.
Quando falamos nessas três dimensões, precisamos observar que o sacerdote e todos os outros que trabalham na evangelização devem cuidar desses pontos. Portanto, isto vale também para nós, seminaristas. Reflitamos sobre cada aspecto.
DOUTRINA - nós precisamos de pessoas que sejam fiéis à Palavra de Deus, ao Magistério da Igreja e aos ensinamentos (a Tradição) que ela nos propõe para um bom discernimento da vida, do trabalho e das atitudes cristãs, conforme o ensinamento de Jesus.
Ao falarmos de DISCIPLINA, estamos entendendo o conjunto de valores e normas que orientam nossa vida, ajudando-nos a caminhar dentro da fidelidade ao Reino. Um homem de Deus deve conhecer e respeitar certos limites, para não se perder ao longo do caminho.
Por DEVOÇÃO compreendemos a abertura de coração, pela fé, para “as coisas do alto”. Em todas as nossas ações percebemos a lembrança de que somos homens em Deus. Por isso, queremos contar sempre com a presença do Espírito Santo que caminha conosco, nos ajudando a estar no Mundo, mas sem ser do Mundo.
Refletindo sobre a frase do Cardeal Ivan, percebemos que o padre deve ser uma pessoa que transpira o Sagrado, principalmente nas Missas, quando celebra o Santo Sacrifício. Assim, também nós leigos, ajudando o próximo a encontrar Jesus Cristo Ressuscitado, participamos da própria missão de Jesus.
Podemos dizer que, tanto o padre quanto o leigo, devem ter em seu DNA o Espírito Santo, caso contrário é um cristão mal formado ou imaturo, e acaba não respondendo positivamente à vocação recebida. Tais atitudes começam ao nosso derredor, neste lugar onde estamos agora, sem precisar ir longe para realizar esta Missão.
Esforcemo-nos para ser “pessoas 3D”, capazes de deixar o rosto de Cristo transparecer em nossos rostos.
Por Michel Maÿ dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

"Sempre que possível, dê um sorriso a um estranho na rua. Pode ser o único gesto de amor que ele verá no dia." ( Papa Francisco)