domingo, 17 de outubro de 2010

ENJOCRI – TEATRO, CAMINHADA E MISSA ENVOLVEM JUVENTUDE


TARDE DO ENJOCRI
DESTACA ALBERTINA
COMO MODELO DE SANTIDADE



Após o delicioso almoço que a comunidade de Gravatal, através da APAE, ofereceu a todos os participantes, o Encontro continuou com a animação de todos os jovens.


As atividades tarde começaram às 13h e 45 min aproximadamente com a animação do seminarista Rafael e o jovem Fernando. Com cantos alegres a banda Raffinari ajudava a animar o grande evento que foi o ENJOCRI.

Enquanto isso, a Companhia Teatral Discípulos da Arte, da paróquia de Humaitá (Tubarão), organizava a apresentação teatral sobre a vida da Bem-Aventurada Albertina.


O jovem Gustavo, deficiente visual, que já de manhã apresentara seus dotes para o canto, novamente cantou uma música para preparar os jovens que acolheriam a mensagem do teatro sobre a vida da Beata Albertina em seus corações.


Começado o teatro, todos os jovens se posicionaram para aproveitar bem os movimentos do espetáculo.

Concentrados, viveram fervorosamente aqueles momentos de muita emoção. Lágrimas brotavam de seus corações juvenis, cheios de amor e de esperança.

Foram atingidos pela mensagem e pelo convite à santidade que a vida da Beata Albertina, representada no teatro, proporcionava. Ao final, os jovens ovacionaram com muito vigor a apresentação.

Padre Sérgio, pároco de Vargem do Cedro e reitor do Santuário da Bem-Aventurada Albertina tomou a palavra – e ninguém melhor do que ele, como Vice-postulador da Causa de Canonização, para tornar vivo o apelo à santidade da vida da Beata.

Falou do amor que ela tinha por Jesus e, com a imagem do Cristo crucificado a frente de seu rosto, chamou a atenção dos jovens iniciando seu discurso com as seguintes palavras:


“Vocês podem não querer me ver, mas são obrigados a vê-Lo. Vocês podem não querer me ouvir, mas são obrigados a ouvi-Lo. Vocês podem não querer me suportar, mas são obrigados a suportá-Lo”.

Durante toda a sua reflexão, o sacerdote empunhou a imagem do crucificado diante de seu rosto. Sua fala terminou com uma oração, pedindo para todos se abraçarem.

A caminhada começou. Alguns jovens levavam a faixa com o tema do ENJOCRI: “ENJOCRI 2010: JOVENS TECENDO REDES DE PAZ”.

Outros jovens levavam estandartes de suas paróquias, ou suas manifestações desejando a paz.

Numa linda e enorme faixa, com as cores missionárias representando cada continente, lia-se a palavra PAZ.


Todos os jovens estavam mobilizados, e pouco antes de chegarem ao Santuário do Sagrado Coração de Jesus, paróquia de Gravatal, se ajoelharam no asfalto, rezaram o Pai-Nosso e pediram a intercessão de Maria rezando a Ave-Maria por todos os jovens que perderam suas vidas nas rodovias e estradas de nosso país.


Ao chegarem no Santuário, os jovens foram se acomodando nos bancos para a Celebração Eucarística.

Enquanto isso, nosso bispo Dom Wilson Jönck, juntamente com dez padres e dois diáconos de nossa diocese estavam se ornamentando para a celebração.


O encontro culminou, portanto, com a Santa Missa às 15h, presidida pelo Sr. Bispo. A animação coube ao Grupo MEJ – Movimento Eucarístico Jovem, do Santuário.

Agradecemos a todos os jovens que estavam presentes nesse grandioso encontro, as paróquias que mobilizaram toda a juventude, ao Setor Juventude, que se promoveu este encontro, e a todas as pessoas que rezaram e que, com ânimo juvenil, fizeram acontecer mais um ENJOCRI.




(Renato de Souza Amaro – seminarista)






















































































































]























































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

"Sempre que possível, dê um sorriso a um estranho na rua. Pode ser o único gesto de amor que ele verá no dia." ( Papa Francisco)