terça-feira, 26 de outubro de 2010

2º DIA DA ASSEMBLEIA DIOCESANA – REFLEXÕES E ENCAMINHAMENTOS


Vários trabalhos em equipes ajudaram a refletir o VER no futuro Plano de Pastoral. Temas de abordados: Um pouco de nossa História; A situação religiosa após a criação da Diocese de Tubarão; A realidade diocesana hodierna; Os desafios pastorais.

Na parte do JULGAR, refletiu-se sobre o texto “A vocação dos discípulos missionários”, fundamentado no Documento de Aparecida. Foram sugeridas muitas atividades que poderão vir a constar no novo Plano Diocesano.

Elas serão avaliadas nas paróquias e comarcas, quando for estudado o texto do Plano.

Dentre estas propostas, figuram: ações em relação à drogas e sobre a evangelização da juventude; dinamizar as dimensões missionária e vocacional nas pastorais; articular uma Escola Diocesana de Catequese; criar a Pastoral Política; rearticular o COMIDI, com abertura para a Guiné-Bissau; descentralizar a Escola Teológica de Leigos; fortalecer e ampliar os Ministérios Leigos e restaurar o Diaconado Permanente; um Projeto Diocesano em torno da Beata Albertina...

Às 11:30h, na capela da CEDA, aconteceu a Santa Missa. D. Wilson foi o presidente e, homilia, dirigiu as seguintes palavras:

“nossos frutos podem não ser tão bonitos quanto nós gastaríamos que fossem. No entanto, é preciso saber ver e valorizar os frutos que temos hoje. Talvez seja necessário fazer podas, regar a planta e cultivá-la para termos os frutos que esperamos um dia colher. Cada um aqui já deu muito de si para que a árvore da Igreja nesta Diocese pudesse produzir tantos frutos. Precisamos continuar unidos ao Cristo Cabeça se quisermos ter êxito em nossa empreitada”.

Na sessão da tarde foram encaminhadas várias ações comuns para o próximo ano. A prioridade será concluir a elaboração do Plano Diocesano de Pastoral, conforme um cronograma aprovado pela Assembleia. Haverá uma Assembleia para aprovação do Plano dias 8, 9 e 10 de julho.

Outras prioridades foram aprovadas: no âmbito da PESSOA – as paróquias organizarão Encontros de Formação.

No âmbito da COMUNIDADE – acontecerão ações para fortalecer as coordenações de Grupos de Famílias e realização do Mutirão de Visitação.

No âmbito da SOCIEDADE – implantar e/ou organizar/articular a Pastoral Social (e Caritas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

"Sempre que possível, dê um sorriso a um estranho na rua. Pode ser o único gesto de amor que ele verá no dia." ( Papa Francisco)