quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

PROFESSOR LAÉRCIO APRESENTA SEU LIVRO E FALA SOBRE CULTURA



SEMINARISTAS RECEBEM ESCRITOR
E PAI DO SEMINARISTA ALBERTO

Há algumas semanas, no Distrito de Ribeirão Pequeno, em Laguna, foi lançado o primeiro livro do professor Laércio Vitorino de Jesus Oliveira, pai do seminarista Alberto, ex-professor do seminarista Leonardo e ex-colega de seminário dos padres Pedro e Auricélio.

Durante o exercício de sua profissão como professor de História, deparou-se com uma riqueza cultural imensa na vida da gente de sua comunidade, em Parobé, Laguna.


Foi a semente de um trabalho que desembocaria no livro”Memória: um patrimônio irrenunciável”, lançado pela Editora Unisul.

A base instrumental ele a recebeu em sua formação universitária, quando conheceu o pensamento e o método de Paulo Freire.

Os “círculos de cultura” promovidos pelo mestre educador partiam de uma concepção dialógica visando a construção do saber através do diálogo.


Estas “rodas de conversa” foram a base para que o professor Laércio instigasse os seus alunos a mergulharem na realidade direta de sua comunidade. Nisto, os estudantes descobrem que os idosos têm um saber fantástico e que, no encontro com eles, recebem um grande aprendizado.

O Professor lembra da ação de Jesus Cristo que desceu para junto dos mais simples; e que São Francisco, santo de sua devoção, também fez o mesmo processo: ir ao encontro dos mais simples.

Foi com esta abertura para ouvir os alunos, que ele descobrir a riqueza da cultura popular. Percebeu que os avós não queriam mais contar histórias para os netos e que estes, por sua vez, não tinham mais interesse pelas histórias dos adultos.

Para os rapazes do interior, bom e belo é só aquilo que existe na praça, no mundo urbano. O estereótipo do “Jeca Tatu” ensinava que o interior é feio e atrasado.

O Professor explicou que, em sua obra de pesquisa, buscou valorizar não o folclore, mas sim a cultura popular. Não há uma cultura melhor que a outra.

Cultura é a manifestação da vida de um povo. No ano 2000, os estudantes filmaram a sua gente, tomaram depoimentos dos seus parentes.

O professor percebeu que eles amavam a sua comunidade. Nasceu, então, o Grupo Cultural Casa da Dindinha.

No ano seguinte, 2001, foi promovida a Feira Cultural Histórica na escola, em Ribeira Pequeno, com museu, danças açorianas, danças afro e até boi-de-mamão.


Esta atividade lhes rendeu o Prêmio Tesouros do Brasil, entre as melhores escolas do país.

Em 2005 o trabalho foi homenageado pelo Rotary Club de Laguna.

Em 2006 o grupo participou ativamente do 13º AÇOR – Festa Açoriana e, em 2007, recebeu o troféu Açorianidade, da UFSC, em Florianópolis.


Ao final da exposição, os seminaristas fizeram perguntas e partilharam suas impressões sobre o trabalho.

O professor Laércio brindou um exemplar de seu livro à Biblioteca do Seminário e o autografou.

Os padres do Seminário agradeceram ao professor a sua dedicação e a rica partilha de saber e vida com nossa comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

"Sempre que possível, dê um sorriso a um estranho na rua. Pode ser o único gesto de amor que ele verá no dia." ( Papa Francisco)