quinta-feira, 24 de maio de 2012

PE. AURICÉLIO PARTICIPA DE ENCONTRO DA OSIB REGIONAL

O Curso Anual da OSIB (Organização dos Formadores de Seminários e Institutos do Brasil) do Regional Sul IV da CNBB teve início dia 16 de maio, e se estendeu até o dia 18. O assunto principal foi o estudo do Documento 93 “Diretrizes da Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil”.

D. Severino, Bispo de Caçador, dirigiu as reflexões. D. Irineu Andreazza, de Lages, Bispo referencial da OSIB, esteve presente. De nossa Diocese de Tubarão esiveram participando os padres Auricélio e Pedro Paulo. Foram acolhidos e hospedados pelo Pe. Pedro Schlichting, Reitor do Seminário de Azambuja.

Pe. Vânio Silva, Presidente da OSIB, conduziu os trabalhos do Encontro. A primeira conferência foi feita pela Ir. Nilma Nielbert, Psicóloga e membro da Sociedade das Irmãs da Divina Providência, de Florianópolis. Entre tantos assuntos abordados, ela disse: “devemos estimular as famílias para o cultivo da oração. O testemunho de vida e oração dos pais é muito importante; e também o é o testemunho dos padres.

Na família deve ser cultivada a vida de fraternidade, visando criar um campo afetivamente sadio” Questionou como acontecem as férias dos seminaristas: “estão cultivando a dimensão espiritual ou fazem férias de tudo?” Avaliou a posição de cada um dentro da cadeia familiar, dizendo que “nossos formadores procedem de famílias com formação muito rígida, trazendo, por isso, uma enorme carga de medo, raiva, superproteção...”.

Falou que há um certo “hipnotismo social” em que certas idéias negativas parecem ser a verdade, como por exemplo, citou, que Matemática é a pior matéria escolar. Explicou “Tudo começa como se pensa. Idéias negativas não ajudam”.

No período da tarde, Pe. Mário Agustín, Formador da Diocese de Blumenau, partilhou sobre sua participação no recente Curso Nacional da OSIB. Ao final do dia foi eleita a nova diretoria da OSIB: Pe. Pedro Paulo (Tubarão) será o presidente. Terá o auxílio do vice, Pe. Vânio (Fpolis), do secretário Pe. Oscar (Criciúma) e do tesoureiro Pe. Pedro S. (Fpolis).

O segundo dia do Curso ficou sob os cuidados de D. Severino. Acessível e inteligente, o prelado analisou o texto do Documento 93. Houve muita participação de todos, enriquecendo as reflexões. O Curso foi concluído no dia 18, após a manhã de estudos dirigida pelo Bispo de Caçador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

"Sempre que possível, dê um sorriso a um estranho na rua. Pode ser o único gesto de amor que ele verá no dia." ( Papa Francisco)