terça-feira, 27 de julho de 2010

SEMINARISTAS PARTICIPAM DE SHOW CULTURAL EM LAGUNA


Em Laguna, de 23 a 31 de julho, acontece a XXIX Semana Cultural do município. Uma série de atividades está sendo levada a efeito para celebrar o tradicional evento.

O Centro Cultural Santo Antônio dos Anjos de Laguna, da Paróquia, está recebendo inúmeras apresentações culturais: teatro, dança, shows musicais, artistas da terra...
Muitas barracas foram montadas dentro do espaço cultural oferecendo aos participantes o melhor do artesanato local, quitutes e guloseimas, exposições de livros e fantasias de carnaval de Laguna.


Neste domingo, 25, às 20:30h, houve uma bela apresentação do Grupo de Cultura Casa da Dindinha, de Ribeirão Pequeno, interior do município lagunar.

Por muitos anos os seminaristas Alberto e Leonardo integraram o grupo de dança açoriana. Estando de férias, foram convidados a participar do espetáculo.

O show foi coordenado pelo professor Laércio Vitorino, pai do Alberto.


A apresentação foi realizada por um grupo de vinte crianças, adolescentes, jovens e adultos das comunidades de Parobé, Figueira, Morro Grande e Ribeirão Pequeno. Os estudantes são alunos da Escola local de Ribeirão Pequeno.

Trajados tipicamente, apresentaram danças açorianas: uma da Ilha de Picos e outra da Ilha de Santa Helena. Também apresentaram “Chimango”, uma dança do interior da Ilha de Santa Catarina (Florianópolis). A dança do “Pau-de-fitas” foi muito bonita.


Os atores recordaram aspectos da cultura açoriana, que tanto marca a gente do litoral catarinense: as lavadeiras que lavavam as roupas nas margens dos rios, córregos e arroios; as torradeiras de café; a batedora de algodão; a fiadora no tear; a rendeira; as crianças brincando com bonecas de pano; cantigas de roda; o trabalho da benzedeira; o luto; o uso do pilão...

Um grupo de músicos e cantores deu o tom e o ritmo ao espetáculo.


Ao final, o orador do evento prestou uma merecida homenagem ao professor Laércio, idealizador do projeto de valorização da cultura, que há dez anos iniciou este trabalho. O professor foi aplaudido de pé por toda a platéia.

Nós queremos registrar nossos cumprimentos a todos os membros do Grupo de Cultura e, especialmente, aos nossos seminaristas Leonardo e Alberto, juntamente com seus pais Laércio e Albertina, pela bela apresentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

"Sempre que possível, dê um sorriso a um estranho na rua. Pode ser o único gesto de amor que ele verá no dia." ( Papa Francisco)