quarta-feira, 7 de julho de 2010

2º ESTÁGIO VOCACIONAL – JOVENS OPERÁRIOS DA MESSE

“A messe é grande e poucos são os operários” (Mt 9,37).


Aconteceu, nos últimos dias 03 e 04 de julho, no Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Tubarão, o 2º Estágio Vocacional.

O tema foi: “A messe é grande e poucos são os operários” (Mt 9,37).

Participaram 20 jovens provenientes de 13 paróquias da Diocese.

O objetivo do Estágio é ajudar o jovem a discernir a sua vocação, seja ela religiosa, sacerdotal ou leiga (matrimonial).


O importante é ser feliz, vivendo a sua vocação escolhida por Deus!
O Estágio foi de grande êxito, pois se realizou uma série de atividades que buscava envolver os participantes: trabalho em grupo, dinâmicas de entrosamento, músicas de animação (com gestos), palestras participativas, esportes, momentos de oração e reflexão...

Somos imensamente gratos pelo carinho e apoio de tantos benfeitores que nos ajudaram. Agradecemos também o empenho dos padres, seminaristas e estagiários para que nosso Encontro fosse tão lindo. Deixamos a todos o nosso cordial e fraterno abraço de gratidão!

O próximo Estágio será nos dias 20 1 21 de novembro!!!!!
Agende-se!!!!
Seminarista João Apolinário Alencar



RICOS MOMENTOS DE ORAÇÃO MARCARAM O ESTÁGIO
Para alcançarmos o nosso ideal, devemos pedir muito a Deus para que Ele nos mostre o caminho. No Estágio, o que não foi faltou foi oração.
Tivemos duas Missas: uma no sábado e outra no domingo.
No sábado, no início das atividades, o seminarista Renato dirigiu a Oração da manhã na Sala de Palestras. Assim, entramos no clima do encontro e deixamos nosso coração bem aberto para guardarmos os ensinamentos do dia.
Antes do almoço, às 11:45h, na capela, o seminarista Alberto coordenou o momento de oração convidando todos a utilizarem suas Bíblias e a refletirem junto um texto bíblico.
Ao anoitecer, por volta das 18h, tivemos a Santa Missa presidida pelo Pe. Pedro de Biasi, nosso Reitor, e concelebrada pelo Pe. Auricélio. Como muita alegria e fé, os seminaristas, estagiário e sacerdotes receberam o Cristo na Eucaristia.
Mas isso não tudo! Oração nunca é demais na vida do cristão! Então, no final do dia, às 22:30h, fizemos um momento de Adoração Eucarística. Os seminaristas José Luiz e Michel conduziram este momento e todos participaram com muita fé e concentração, colocando-se na presença sacramental do Senhor Jesus!
No domingo, dia do Senhor, a primeira atividade do Estágio foi a Oração da Manhã, coordenada pelos seminaristas Alencar e Jonas.
Às 11h, na capela, nossos padres concelebraram a Santa Missa. Tivemos a presença da Ir. Maria Inês (da CEDA) e a visita ilustre dos padres Raimundo Ghizoni e Bantu Mendonça, da Catedral. Eles deixaram suas mensagens de incentivo vocacional a todos os presentes.
Seminarista Alberto Bonomi Vitorino

ESTÁGIO VOCACIONAL:
TEMPO DE CONVIVÊNCIA FRATERNA

Outro aspecto importante de nosso 2º Estágio foi o da convivência fraterna entre os participantes.
Para alguns seria esta a primeira vez que estariam dividindo espaço com pessoas diferentes. Segundo esses estagiários, o encontro foi uma experiência muito interessante, bem diferente do que se costuma viver no dia-a-dia.
Sabemos que nossos colegas jovens buscam experiências radicais, diferentes, aventuras. Por isso, o nosso estágio Vocacional, entre tantas coisas positivas, favoreceu o convívio entre pessoas vindas de tantas paróquias diferentes.
Ao final do Estágio, parecia que tudo tinha passado tão rápido e , ao despedirmo-nos uns dos outros, nos chamávamos de AMIGOS!

Seminarista Lucas Bittencourt das Neves


ESTÁGIO OPORTUNIZA MOMENTOS DE TRABALHO E ESPORTES
Nos Estágios Vocacionais procura-se sempre resumir um pouco de tudo o que se faz no cotidiano da vida no Seminário. Isto inclui momentos de trabalhos e de esportes.
No sábado à tarde, após do descanso do almoço, Pe. Pedro distribuiu alguns trabalhos externos para equipes de seminaristas e estagiários.
Foram feitas atividades de limpeza no campo de futebol, na quadra de esportes, na antiga Casa das Irmãs, nos pátios e jardins e alguns serviços dentro da casa.
Às 15h fi oferecido um delicioso café para repor as energias.
Logo em seguida houve a prática desportiva. Na quadra jogou-se futsal e, no gramado do jardim central, vôlei. Na Sala de Jogos houve também disputa de jogos de mesa: tênis e pacau.
Às 17h, todos estavam exaustos, mas alegres. Foi o momento tomar um necessário e agradável banho de chuveiro!
Seminarista José Luiz da Silveira Macedo

3 comentários:

  1. Este encontrão foi muito bom, pois aprendemos a vida de seminarista.

    ResponderExcluir
  2. Vendo as fotos, me senti invadido por uma nostalgia imensa!!! Que saudades disto tudo, foi uma experiencia muito boa ter vivido neste seminário por 04 anos!!!Saudades!!!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

"Sempre que possível, dê um sorriso a um estranho na rua. Pode ser o único gesto de amor que ele verá no dia." ( Papa Francisco)