terça-feira, 13 de julho de 2010

Missa marca a despedida de dom Wilson Jonck da arquidiocese do Rio de Janeiro

Uma missa em ação de graças, no último dia 7, na Paróquia São Francisco Xavier, no bairro da Tijuca, Rio de Janeiro, marcou o encerramento da missão realizada por dom Wilson Tadeu Jonck, de 58 anos, como bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião.

Depois de quase sete anos de presença e de serviço à Igreja na capital fluminense, ele volta a sua terra natal, Santa Catarina, onde assumirá no próximo dia 18, a diocese de Tubarão (SC).

Dom Wilson presidiu a missa na companhia de irmãos do episcopado, presbíteros, religiosos, seminaristas e fiéis de diversas comunidades paroquiais. Com a igreja lotada, foi acolhido pelo vigário episcopal do Vicariato Norte, monsenhor Gustavo José Cruz Auler. Em nome de todos, falou da alegria de celebrar juntos a ação de graças, como uma dádiva de Deus, fazendo votos pelo êxito de sua nova missão.

Entre os presentes estavam o arcebispo metropolitano do Rio, dom Orani João Tempesta, o secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Dimas Lara Barbosa, o bispo de Itaguaí (RJ), dom José Ubiratan Lopes e os bispos auxiliares dom Assis Lopes, dom Antônio Augusto Dias Duarte e dom Edson de Castro Homem.

Na homilia, dom Orani lembrou que a maioria das datas que marcam a vida e a missão de dom Wilson estão entre a festa do Sagrado Coração de Jesus e o mês vocacional, que caracteriza sua dedicação pelas vocações e o zelo pela formação dos futuros presbíteros.

Dom Orani agradeceu a presença e a dedicação de Dom Wilson por animar os vicariatos e a vida religiosa, fortalecer as novas comunidades e incrementar a dimensão missionária. “De maneira especial, agradeço a sua presença na pastoral vocacional, pois, com sua capacidade intelectual e formação em Psicologia, a vida de fé e de oração e constante presença com a equipe de formadores foi um esteio junto aos nossos seminários”, concluiu.

Dom Wilson assume, como o quinto bispo, a diocese de Tubarão, que estava vacante desde setembro do ano passado. Criada em 1954, a diocese possui 27 paróquias distribuídas em 18 municípios, numa área de 4.438 quilômetros quadrados. A diocese conta com uma beata, Albertina Berkenbrock, a primeira filha catarinense elevada às honras dos altares, ocorrida em 20 de outubro de 2007.

Nascido em Vidal Ramos (SC), no dia 10 de julho de 1951, o novo bispo de Tubarão foi ordenado padre em 17 de dezembro de 1977 pela Congregação do Sagrado Coração de Jesus (SCJ). Fez seus estudos de Filosofia e Teologia nos conventos Sagrado Coração de Jesus, respectivamente, em Brusque (SC) e Taubaté (SP). Em Roma, na Pontifícia Universidade Gregoriana, fez psicologia. Nomeado bispo auxiliar do Rio de Janeiro em 11 de junho de 2003, recebeu a ordenação em 16 de agosto do mesmo ano.


Fonte:http://www.cnbb.org.br

Sem. Michel May dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

"Sempre que possível, dê um sorriso a um estranho na rua. Pode ser o único gesto de amor que ele verá no dia." ( Papa Francisco)