terça-feira, 2 de outubro de 2012

SEMANA PROPEDÊUTICA É OPORTUNIDADE DE FORMAÇÃO


27 de setembro de 2012. 8:30h. Como alguém que tem longa experiência no campo da Psicologia Clínica, a Dra. Maria de Lourdes Mazzuchello Zanatta, de Criciúma, palestrou sobre a Dimensão Humano-espiritual. Além de ser uma assídua participante de nossa Igreja, ela também ajuda a Equipe de Formadores dos Seminários daquela Diocese.

Disse que “precisamos despertar a sensibilidade para o aprofundamento sensível no mistério do Amor de Deus. Precisamos colocar a vida em primeiro lugar, como intuiu sabiamente São Francisco de Assis”. Falou em “biocentrismo” contra a “medicalização da dor”, ajudando-nos a refletir sobre o sentido do sofrimento para a maturidade humana.

Citou várias vezes Santo Inácio de Loyola, seu mestre. Ele ensinou que “o que satisfaz a alma não é o muito saber, mas o sentir e saborear as coisas internamente”. Lourdinha explicou que “o amor de Deus é pessoal, singular e intransferível; não é genérico”. Pois “o homem é um ser bio-psico-socio-espiritual”.

Segundo ela, “a espiritualidade acontece quando passamos da Doutrina para a experiência, da palavra para o sentimento, da razão para o coração, da superficialidade para o profundo. Pelo espírito captamos o TODO, e no TODO encontramos Deus e nossa missão”.

Terminada sua palestra, o Pe. Silvano, representando a faculdade São Luis, de Brusque, acolheu os futuros alunos da Fundação e tirou dúvidas sobre ingresso, mensalidade, grade curricular...



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

"Sempre que possível, dê um sorriso a um estranho na rua. Pode ser o único gesto de amor que ele verá no dia." ( Papa Francisco)