quinta-feira, 4 de agosto de 2011

PRESBÍTEROS DE TUBARÃO E CRICIÚMA CELEBRAM DIA DO PADRE

PE. PEDRO, PE. AURICÉLIO E PE. ANDRÉ PARTICIPAM DO EVENTO

04 de agosto de 2011. Hoje é o dia de São João Maria Vianney, o Cura de Ars, na França, que foi proclamado recentemente Padroeiro (modelo) dos Padres. Por isso, hoje é considerado o Dia do Padre. Para comemorar tão importante data para nós sacerdotes, as Pastorais Presbiterais de Tubarão e Criciúma organizaram um encontro de confraternização entre os dois presbitérios.

O evento aconteceu na sede da APRESC (Associação dos Presbíteros do Sul de SC), na Lagoa dos Esteves (Içara). Nossos formadores, Pe. Pedro e Pe. Auricélio, juntamente com o Pe. André, nosso Diretor Espiritual, participaram deste encontro. Voltaram contando como foi o seu Dia.

“Foi muito bom revermos companheiros de caminhada que há anos não nos encontrávamos. Depois do café, na capela São Jorge, daquela localidade, realizou-se a Santa Missa presidida por D. Jacinto Flack, Bispo de Criciúma, e concelebrada por D. Wilson Tadeu, nosso Bispo de Tubarão, quase cem sacerdotes, com a participação de leigos amigos e da própria comunidade.”

E citaram as palavras que D. Jacinto pronunciou na ocasião da homilia: “Hoje o salmo dizia ‘Não fecheis o vosso coração, mas ouvi a voz do Senhor’. E este é o nosso dia! Portanto, o Padre deve ter um coração como o de Deus, isto é, um coração de pastor. O racionalismo atual, especialmente na Europa, tem feito muitos estragos em nossa fé. O Evangelho nos leva a perguntar quem é Jesus para nós. Nós só podemos responder a esta questão pelo amor; com um coração de pastor para que a bênção de Deus chegue a todos.

Recordo-me de uma história de nosso padroeiro, São João Vianney. Conta-se que numa refeição oficial na residência do Senhor Bispo um padre criticava o fato de Pe. Vianney estar vestindo uma batina surrada e estar usando sapatos velhos na presença tão distinta do Bispo. O Bispo escutou estas palavras e chamou para perto de si o Cura de Ars. E disse a todos: ‘Ele pode não estar usando batina tão nova quanto as nossas e nem calçando sapatos tão brilhantes, mas, no amor, ele vale mais que todos nós’. Confiemos em Deus, irmãos padres, e olhemos para a Virgem Maria. Ele quer ser a nossa alegria!”

Falaram sobre o delicioso almoço que lhes foi servido, tendo como sobremesa uma torta de morango. Divertiram-se muito no bingo, no qual o Pe. Auricélio ganhou dois brindes e perdeu o último prêmio por uma pedra (tudo bem: perdeu para D. Wilson, que ganhou o tal prêmio).

À tarde, 18:15h, tivemos uma Missa comemorativa da efeméride religiosa. À noite, durante a Adoração, também rezamos pelos sacerdotes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

"Sempre que possível, dê um sorriso a um estranho na rua. Pode ser o único gesto de amor que ele verá no dia." ( Papa Francisco)