segunda-feira, 16 de maio de 2011

ESTÁGIO VOCACIONAL DE “MÃO DUPLA”




O ESTÁGIO NA VISÃO DO SEMINARISTA ANDRÉ ARTHUR

Começando no sábado de manhã até domingo à tarde, realizou-se, no Seminário Menor Nossa de Fátima, o nosso primeiro Estágio Vocacional deste ano de 2011.


Os Estágios são especificamente preparados para sintetizar a vida seminarística neste pequeno espaço de tempo, sendo enriquecidos por palestras sobre temas vocacionais.


Embora, naturalmente, a razão primordial deste momento seja apresentar aos candidatos ao sacerdócio uma melhor e mais profunda visão sobre a vida presbiteral, por outro lado, visa permitir aos padres formadores e aos demais seminaristas, conhecer melhor aqueles que serão seus futuros colegas.


Nossos estágios são sempre abertos a qualquer rapaz que deseja ter um final de semana dedicado à oração, ao trabalho e à reflexão sobre sua vocação. E mesmo que a vocação deles não seja sacerdotal, eles sempre devem ter em mente que se trata não de alguns dias “diferentes”, mas sim de um tempo de meditação.


Nossa Diocese sempre teve uma especial atenção – e mesmo até talento – em despertar vocações sacerdotais (e religiosas!). De fato, bem antes de o Santo Padre estabelecer um Dia Mundial de Oração pelas Vocações, e de propor como tema de reflexão neste ano “as vocações na Diocese”, nossa Igreja Particular já era um “celeiro de padres”, sempre solícita em enviar operários à messe e não hesitando em arregaçar as mangas.


Este Estágio nos lembra que a vocação, embora seja um chamado pessoal de Deus para a pessoa, nunca desabrocha e cresce sozinha; precisa da ajuda e da orientação de outros para atingir sua plenitude.


Para nós seminaristas, os Estágios sempre são encarados com entusiasmo, mas também, como desafio. Não pelo fato de termos que nos empenhar de maneira especial na limpeza do enorme ambiente e deixar a Casa em ordem antes da chegada dos vocacionados, mas sim porque naqueles dias temos a oportunidade de conviver e passar nossa mensagem e testemunho aos demais jovens.


E podemos dizer-lhes que não se trata de um “Estágio só para os vocacionados”, mas também para nós seminaristas. Afinal de contas, também devemos responder às muitas perguntas que nos são dirigidas e lembrar das muitas pessoas que devemos ajudar em nossa futura paróquia-missão evangelizadora.

André Arthur Costa – seminarista propedêuta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

"Sempre que possível, dê um sorriso a um estranho na rua. Pode ser o único gesto de amor que ele verá no dia." ( Papa Francisco)