segunda-feira, 24 de outubro de 2011

ASSEMBLEIA DIOCESANA DEFINE PRIORIDADES, METAS E AÇÕES COMUNS PARA 2012


SEMINARISTAS PARTICIPAM DA MISSA COM AS LIDERANÇAS DIOCESANAS

21 e 22 de outubro de 2011. Às 18h, na Sala de Palestras da CEDA, em Tubarão, teve início as sessões da Assembleia Diocesana de Pastoral. O objetivo do evento foi definir metas e ações comuns para o próximo ano, em conformidade com o novo Plano Diocesano de Pastoral aprovado na Assembleia de julho próximo passado. Quase cem pessoas participaram do evento, entre padres, diácono, bispo, religiosos, seminarista e demais lideranças leigas.

A coordenação esteve por conta do Pe. Lino Brunel, auxiliado pela Ir. Lily e pelo Pe. Nilo Buss. Pe. Auricélio e Pe. Pedro também estavam presentes. Nosso Promotor Vocacional cuidou da animação. Equipes de liturgia foram formadas a partir das pastorais e organismos eclesiais.

Na sua palavra de abertura, D. Wilson, Administrador Diocesano, exortou os presentes a estarem em sintonia com a caminhada eclesial no Regional e no âmbito nacional.

Após a avaliação da caminhada pastoral deste ano, refletiu-se sobre as Urgências da ação evangelizadora da Igreja. Em seguida, após muitas reflexões e partilhas, decidiu-se quais as Prioridades e as respectivas Metas e Ações Comuns para 2012 (a redação é provisória).

EVANGELIZAÇÃO DA JUVENTUDE
- Meta: apoiar todas as iniciativas para que os jovens conheçam Jesus (iniciação cristã) e se engajem em sua Igreja como protagonistas, em vista da Jornada Mundial da Juventude.
- Ações Comuns: promover o Curso Querigma em todas as comarcas; que o ENJOCRI seja uma atividade celebrativa em vista da JMJ, inclusive com o mesmo tema “Ide e fazei discípulos meus todos os povos” (outubro, Braço do Norte).

GRUPOS DE FAMÍLIAS

- Meta: investimento na formação permanente dos coordenadores e outras lideranças; e organização dos Grupos de Famílias nos diversos níveis.
- Ações Comuns: ser um espaço privilegiado de animação bíblica, promotor da vida e evangelizador de famílias outros ambientes em permanente missão. Organização e fortalecimento dos Grupos de Famílias. Adoção de um novo método para os Grupos que responda à realidade do momento.


PASTORAIS SOCIAIS
- Meta: conscientização da dimensão social da Igreja.
- Ações Comuns: articulação das pastorais sociais e dos demais serviços de promoção social. Dar visibilidade às ações sociais ligadas à Igreja. Ser presença forte e com finalidade nos Conselhos Municipais.


A assembleia terminou do dia 22, sábado, às 16h, com a bênção do Sr. Bispo. Nesta ocasião, ele agradeceu todo o carinho recebido enquanto esteve em nossa Diocese como Bispo Titular.


Disse que sempre se sentiu muito acolhido e que levará boas marcas em seu ser. Agradeceu muito a todos os diocesanos e exortou para que continuassem firmes no seguimento de Jesus Cristo. Foi aplaudido e cumprimentado pelos presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

"Sempre que possível, dê um sorriso a um estranho na rua. Pode ser o único gesto de amor que ele verá no dia." ( Papa Francisco)