sexta-feira, 30 de setembro de 2011

9ª PEREGRINAÇÃO DA FÉ ENALTECE O TESTEMUNHO DE ALBERTINA

NÃO HOUVE PRESENÇA DE SEMINARISTAS NA CAMINHADA

18 de setembro de 2011. Após algumas iniciativas paroquiais de peregrinação ao túmulo de Albertina (como Treze de Maio, de ônibus, em 2000; e Capivari, à pé, em 2001- a Caminhada da Fé; entre outras), em setembro de 2001 Imaruí promoveu uma Peregrinação até São Luís e convidou as demais paróquias vizinhas.

Pretendia-se divulgar melhor a retomada do processo de canonização da Serva de Deus (mérito de D. Hilário – pressionado/incentivado por D. Eusébio, arcebispo de Florianópolis) e resgatar o protagonismo de devoção do povo imaruiense.

No ano seguinte a iniciativa ganhou o nome de Peregrinação da Fé, juntando os dois eventos (Capivari e Imaruí) numa mesma data (simbolicamente perto da primavera) e tornando-a diocesana.

Cerca de três mil pessoas participaram desta 9ª Peregrinação. O momento forte foi a Missa das 10h, presidida pelo Pe. Sérgio, Reitor do Santuário e Vice-postulador da Causa da Beata. Concelebraram, além do nosso Promotor, Pe. Auricélio, os padres Eduardo e Realdo.

Todos os seminaristas participaram da celebração. Todavia, neste ano, não foi possível que alguns seminaristas pudessem acompanhar o grupo de caminheiros de Capivari. O Beto, o José Luiz e o Daniel estavam dispostos à caminhar até o Santuário. Percebemos que já se encontram bem adiantados os trabalhos para a capeamento asfáltico do acesso à São Luís, via São Martinho. O Santuário estava muito lindo e tudo muito bem organizado.

Após o almoço (gentileza da paróquia local), fomos visitar a Gruta do Martírio e o Recanto da Natureza. Aliás, neste Recanto os seminaristas puderam andar por todos os lugares bonitos: piscinas naturais, ilhas artificiais, jardins... e tive a alegria de reencontrar meu amigo Antônio Carlos, de Imaruí. É um poeta romântico, sindicalista, militante petista, sonhador, utópico e realista que não perde a ternura. Estava acompanhado com sua querida família pescando num dos açudes e encantando-se com as travessuras da pequena netinha.

Dali fomos para Vargem do Cedro, um encantador Distrito de São Martinho. No Flus Haus brincamos com os peixes no rio que vara a casada mãe do Pe. Vilmar e irmã da Beata Albertina. Batemos fotos das avestruzes, dos pavões, dos jardins... do Fritz e da Frida. Nosso passeio foi muito lindo e tranquilo. Mais uma graça alcançada por nossa Santinha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

"Sempre que possível, dê um sorriso a um estranho na rua. Pode ser o único gesto de amor que ele verá no dia." ( Papa Francisco)