quarta-feira, 14 de setembro de 2011

2ª SEMANA PROPEDÊUTICA CATARINENSE TEM INÍCIO EM JOAÇABA

PROPEDÊUTAS DE TUBARÃO PARTICIPAM DE EVENTO ESTADUAL

06 de setembro de 2011. Quase 40 jovens seminaristas propedêutas de Santa Catarina estiveram reunidos em Joaçaba. Foi a 2ª Semana Propedêutica Catarinense, provenientes das Dioceses de Criciúma, Florianópolis, Lages, Rio do Sul, Tubarão, Caçador e Joaçaba. Blumenau não possui propedêutas e as dioceses de Chapecó e Joinville não puderam participar.

Pe. Edenilso, de Joaçaba, acolheu todos os participantes no Centro de Formação João Paulo II, na periferia da cidade; um belo e novo edifício construído para este tipo de evento. D. Mário Marquêz presidiu a Missa de abertura no dia 9, terça-feira.

No dia seguinte, pela manhã, Pe. Josemar, de Florianópolis, refletiu sobre “Bíblia”. Em seguida o Pe. Auricélio fez uma conferência sobre “A Identidade do Presbítero Diocesano”. À tarde, todos fomos para o Colégio Frei Rogério, dos Irmãos Maristas, onde praticamos esportes durante todo o período. Muita alegria e descontração entre os jovens. À noite, Pe. Edenilso dirigiu estudo sobre o tema da Romaria da Terra deste ano.

No dia seguinte, recebemos D. Irineu Andreazza, de Lages, que refletiu sobre “Espiritualidade”. À tarde, com o bispo, saímos em romaria ao Santuário da Senhora Aparecida, em Campos Novos. Chovia muito. Notícias de inundações vinham de todos os lados do Estado.

Após o momento penitencial (com oportunidade para confissões) houve a Santa Missa. Dali partimos para o interior do município para visitarmos a Vinícola Panceri, onde existe o Museu da Vitivinicultura de Santa Catarina.

No dia seguinte, Pe. Almedo, de Luzerna, dirigiu a reflexão sobre “Afetividade”. O encontro só terminou no domingo, 11, com a Romaria da Terra e da Água, em Irani. Mas nós, de Tubarão, precisamos retornar na sexta, 9, pela manhã, pois tínhamos compromissos com o Estágio Vocacional.

Agradecemos a ótima acolhida que tivemos em Joaçaba. Parabéns aos participantes, especialmente ao Pe. Edenilso, que nos acolheu, e ao Pe. Vânio, de Florianópolis, presidente da OSIB (Organização dos Seminários e Institutos de Formação do Brasil) que coordenou o evento. A alegria e a boa vontade destes jovens enche nossos corações de esperança com o presente-futuro de nossa Igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

"Sempre que possível, dê um sorriso a um estranho na rua. Pode ser o único gesto de amor que ele verá no dia." ( Papa Francisco)