sábado, 29 de janeiro de 2011

D. WILSON PARTICIPA DO MUTIRÃO DE FÉRIAS


SEMINARISTAS REZAM E ESTUDAM COM SEU BISPO

Neste dia 27 de janeiro de 2011, D. Wilson veio ao Seminário de Tubarão, participar da Semana de Mutirão de Férias. Chegou por volta das 6:30h para a Oração da Manhã.

Após o café, os seminaristas e os padres formadores reuniram-se na Sala de Estudos para mais uma manhã de formação dirigida por D. Wilson Tadeu.

O bispo iniciou sua reflexão abordando a questão da Vocação. Disse que “as vocações, na Diocese, são sinais de bênçãos. E o sim de vocês ao ingressarem no Seminário, é sinal de muita generosidade. Toda a Diocese se preocupa e apoia as vocações porque entende que são obras de Deus. Nós apreciamos a generosidade de vocês!”.

Explicou que, à iniciativa de Deus, o vocacionado deve dar uma RESPOSTA. Esta resposta deve ser consciente e madura. Lembrou que "a nossa decisão de ingressar no Seminário não foi apenas decisão de vocês. Deus já olhou para nós antes.”

E explicou: “é necessário ocupar-se das coisas de Deus, aprendendo a gostar de rezar e de escutar a Palavra de Deus”.

E desafiou os seminaristas a lerem toda a Bíblia, “de ponta a ponta”. E também a conhecer a vida dos santos: “estabeleçam como meta de leitura espiritual: ler, ao menos, dez biografias de santos neste ano. E busquem conhecer a vida dos santos dos nossos tempos”, explicou.

Refletindo a parábola do Semeador, o prelado disse que “a semente é símbolo da vocação que foi plantada em nosso coração. É preciso descobrir o por quê de nossa vocação não estar crescendo como deveria em nossa vida. Não podemos nos descuidar da capina, da limpeza do terreno. Isto significa tirar o egoísmo, a preguiça, o mal-humor... Pois a vocação é uma plantinha de Deus em vocês! E precisa ser cultivada”.

Para D. Wilson, o Seminário é tempo de aprender. Ele ensinou que “este é o tempo de aprender a rezar; tarefa que se faz quase sozinho. Trata-se de aprender a FALAR com Deus, mas, sobretudo, a ESCUTAR sua voz. Daí a importância dos momentos pessoais e espontâneos de oração, além daqueles momentos comunitários.

Pois, Jesus é o nosso Amigo de todas as horas. E esta amizade precisa ser cultivada com perseverança. É preciso amar este Amigo, interessar-se e saber das ‘coisas’ d’Ele e buscar imitá-Lo.

Contudo, não se pode esquecer de que segui-Lo exige espírito de sacrifício. Podemos observar isto mui claramente em São João Maria Vianney, padroeiro dos padres. Ele também nos ensina a participar e vivenciar a Eucaristia, que é o centro da vida do padre. Para que nos tornemos grandes evangelizadores, é preciso estar sempre na presença d’Ele, Jesus Cristo”.

O Senhor Bispo ainda abordou os temas do Sacramento da Penitência, da Direção Espiritual, da Dimensão Comunitária, da importância da formação intelectual e do amadurecimento humano-afetivo em vista da auto-realização e da vivência do Celibato.

O Bispo almoçou com a nossa comunidade. À tarde, a pós a Missa das 14:30h, fez-se uma série de trabalhos externos. Todos se empenharam para deixar nossa casa bem bonita.

Após o jantar, os seminaristas tiveram tempo para brincar e conversar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

"Sempre que possível, dê um sorriso a um estranho na rua. Pode ser o único gesto de amor que ele verá no dia." ( Papa Francisco)