sábado, 15 de janeiro de 2011

D. WILSON EXORTA SEMINARISTAS A FITAREM A PESSOA DE JESUS


SEMANA DE FORMAÇÃO REFLETE SOBRE A VIDA CRISTÃ

Os seminaristas de Filosofia da Diocese de Tubarão estão reunidos no Seminário N. Sra. de Fátima para uma Semana de Formação. O Encontro teve início dia dez de janeiro e estender-se-á até dia 14, sexta-feira.

Os dez seminaristas mais o Ronério, que concluiu a Filosofia em 2010, auxiliados pelo Sr. Bispo D. Wilson Tadeu, refletiram sobre sua vida cristã.

O Bispo ensinou que temos uma inclinação natural para Deus. No entanto, devemos exercitar ou potencializar, diariamente, as virtudes infusas (com as quais já nascemos pela Graça do Batismo) da Fé, Esperança e Caridade; e as virtudes adquiridas: humildade, misericórdia, paciência... Por isso, explica o prelado, devemos olhar para a pessoa de Jesus e perceber como Ele vivenciou tais virtudes.”

D. Wilson refletiu sobre as “Bem-aventuranças” (Mt 5). Disse que elas não são utopia, mas trata-se de um caminho seguro, pois o próprio Jesus as viveu. “Daí que devemos buscá-Lo e moldarmos nossa vida n’Ele”, disse.

Em sua conferência, o Bispo de Tubarão afirmou que a maturidade humana favorece à maturidade cristã. E que, “quanto mais maduros humanamente, mais Deus poderá contar conosco”.

E apontou vários traços da maturidade e fez exortações para que o futuro presbítero possa crescer como homem de Deus.

Tais como: saber sofrer o momento, adiando gratificações, com espírito de sacrifício; procurar manter um auto-domínio, lembrando do ensinamento de Jesus: “Quem quiser ser meu discípulo, tome a sua cruz cada dia, renuncie a si mesmo e siga-me”. Não se pode fugir da cruz. Ela nos levará à Ressurreição!

D. Wilson exortou os seminaristas a lutarem contra a concupiscência, que é a tendência para o mal. Embora ela seja inata, precisa ser combatida, para que as influências negativas não impeçam as nossas ações em favor do Reino.

Pois, “quanto mais crescermos na maturidade, mais cresceremos como filhos de Deus”, explicou. Existem muitos impulsos que, com maturidade, precisam ser controlados e administrados, tais como a sexualidade, a agressividade, os relacionamentos sociais...

Além da leitura orante de Mt 5, os seminaristas também assistiram e refletiram sobre dois filmes: “Minha vida” e “Chiara Luce Badano – um desígnio maravilhoso”.

O primeiro mostra a história de um homem que descobre que será pai pela primeira vez, mas está gravemente enfermo e não tem muito tempo de vida. Ele terá que se reconciliar consigo mesmo e com sua família para encontrar a luz, isto é, a paz interior.

O segundo vídeo conta a história verídica da jovem Chiara, italiana, beatificada em setembro do último ano. Aos dezessete anos, a jovem idealista e cheia de vida descobre que tem pouco tempo de vida graças a um tumor maligno. Ela participa da cruz de Cristo e edifica todos os que a rodeiam. Dizia: “Se Cristo quer, eu quero”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

"Sempre que possível, dê um sorriso a um estranho na rua. Pode ser o único gesto de amor que ele verá no dia." ( Papa Francisco)