sábado, 24 de dezembro de 2011

SEMINARISTA JEAN PRESTA HOMENAGEM AO PE. PEDRO


MENSAGEM MANIFESTA O CARINHO DE NOSSA COMUNIDADE AO NOBRE REITOR

12 de dezembro de 2011. 19:30h. Eis o teor do discurso proferido pelo seminarista Jean Marcos durante homenagem ao Pe. Pedro, durante Missa festiva na CEDA.

1. Boa noite a todos!

2. Olá, Pe. Pedro! 25 anos de vida sacerdotal! Parabéns!

3. Padre, gostaria de lhe fazer uma pergunta: o senhor recorda o texto da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios, no capítulo 9 e versículo primeiro? Eu vou ler este texto pro senhor: “Acaso não sou livre? Não sou apóstolo?”. Bem, estas interrogações de São Paulo me levaram a refletir que o senhor, Pe. Pedro, nasceu livre e entregou a sua liberdade a Deus, para se tornar um pastor, um apóstolo! Desta forma, doando a vida no sacerdócio, o senhor se tornou “cefas”, isto é, “pedra firme” para guiar e sustentar o rebanho na fé em Jesus Cristo.

4. No versículo 16, deste capítulo, São Paulo revela seu compromisso com o Evangelho: “Ai de mim se eu não evangelizar!”. Anunciar a Boa Nova para si mesmo, diz o apóstolo, não há mérito algum. Mas quem evangeliza pensando em edificar o Reino de Deus receberá como recompensa o Céu.

5. O senhor, Pe. Pedro, certamente foi descobrindo a grandeza de sua missão ao longo destes 25 anos de ministério. Sempre bem disposto a obedecer a vontade de Deus através da Igreja, o senhor, recém ordenado diácono, foi enviado a semear a Palavra de Deus nas terras da Beata Albertina, de São João Batista e do Senhor dos Passos: terras de Imaruí.

6. Após dois anos, deixando aquele povo com muita saudade, o senhor veio trabalhar na paróquia da Catedral, aqui em Tubarão. Desta vez, por um espaço de 18 anos, o senhor se dedicou intensamente e totalmente ao trabalho pastoral, inclusive evangelizando pela rádio e pela televisão.

7. Neste tempo todo, o senhor tem semeado a Palavra de Deus no coração de milhares de pessoas; e estas sementes germinaram e frutificam ainda pelas nossas paróquias e por todo lugar. O senhor está sempre fazendo o bem!

8. Mas, caro padre, um homem de Deus está sempre pronto a atender ao chamado do Mestre. Por isso, em 2007, o senhor foi enviado a trabalhar neste nosso Seminário. Já se vão quase cinco anos de total dedicação a nós, seminaristas! Nós reconhecemos o seu carinho e o seu esforço para que possamos viver bem aqui e fazermos nosso discernimento vocacional.

9. O senhor continua fiel ao seu lema sacerdotal: “Ai me mim se não evangelizar”. O senhor é muito importante para a Igreja... para Tubarão... e para todos nós. Por isso gostamos de lhe dar alguns títulos especiais: o senhor é o nosso Nobre Reitor, é Cefas, é Petrus, é o Magnífico e Reverendíssimo Pe. Pedro, nosso companheiro, nosso irmão e pai; enfim, o senhor é nosso Amigo!

10. Por fim, Pe. Pedro, neste dia do seu Jubileu de Vida Presbiteral, queremos lhe dizer: nós o amamos muito, lhe somos muito gratos por tudo e estamos muito felizes de poder celebrar esta data com o senhor. Receba o abraço de nossa família seminarística! Parabéns!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

"Sempre que possível, dê um sorriso a um estranho na rua. Pode ser o único gesto de amor que ele verá no dia." ( Papa Francisco)