domingo, 13 de novembro de 2011

SEMINARISTAS REALIZAM SEU RETIRO ESPIRITUAL


IR. ROSE – ANDAR NA PRESENÇA DE DEUS

Durante os dias 11 e 12 de novembro nós seminaristas menores da Diocese de Tubarão estivemos na cidade de Braço de Norte, mais precisamente na comunidade de Represa São José, no Instituto das Irmãs do Coração de Jesus. Lá se realizou o nosso retiro espiritual anual.

Chegamos ao local por volta das 15:30h e lá conhecemos a pregadora do Retiro, Ir. Rosemeyre Cardos, por todos chamada de Ir. Rose. De forma maravilhosa, ela nos introduziu ao tema “Caminhar na presença de Deus”, através de uma dinâmica que envolvia a todos. Se precisar grande retórica, as reflexões eram feitas com dinâmicas, textos bíblicos e outros textos de espiritualidade.

Houve bastante oportunidade para reflexão individual visando ajudar-nos a percebermos como anda o nosso relacionamento com Deus.

Ao final do dia a Irmã nos orientou para uma caminhada luminosa até à Gruta de Nossa Senhora de Fátima que se situa no jardim do Instituto. O repouso aconteceu na Casa de Campo das Irmãs, ao fundo do terreno.

No dia seguinte, sábado, nos levantamos por volta das 7:15h e tomamos o café da manhã. A Ir. Rose deu continuidade às reflexões, sempre com dinâmicas interativas. A Tia Adriana, nossa cozinheira do Seminário, veio até Braço do Norte preparar-nos o almoço. Seu marido Tarcísio a ajudou nesta tarefa.

Após a reflexão vespertina, concluímos o Retiro com a Santa Missa, presidida pelo Pe. Pedro De Biasi, nosso Reitor. Na celebração, as Irmãs que moram no Instituto partilharam suas vidas e seus testemunhos de fé. Percebemos muita doação pelo Reino de Deus e, agora, já idosas e doentes, conservam uma dinamicidade espiritual interior muito vivas.

Conhecemos as Irmãs Veronilda e Bernadete, missionárias em Moçambique, África.

Para todos nós, este Retiro foi muito precioso, pois conseguimos nos interiorizar no caminho espiritual. Isso aumentou nosso discernimento vocacional e podemos, realmente, testemunha que desejamos continuar caminhando na presença de Deus!

Jean Marcos Felisberto - seminarista da 1ª série

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

"Sempre que possível, dê um sorriso a um estranho na rua. Pode ser o único gesto de amor que ele verá no dia." ( Papa Francisco)