sexta-feira, 15 de agosto de 2014

59 ANOS DE HISTÓRIA

Lembrando os 59 anos de instalação da Diocese de Tubarão e posse de seu primeiro bispo
A Diocese de Tubarão foi desmembrada da Arquidiocese de Florianópolis, abrangendo todo o sul do Estado de Santa Catarina. O mentor da criação da diocese foi Mons. Bernardo Peters que, em 1954, por ordem do Arcebispo de Florianópolis, Dom Joaquim Domingues de Oliveira, reuniu as primeiras documentações.
Dom Joaquim amou, protegeu e fez crescer a Igreja de Deus no sul de catarinense. Ele nos fez maduros para merecermos uma nova Diocese, pois o povo desejava pertencer e participar de uma Igreja mais vibrante. Fazia-se necessário a criação de uma Diocese no sul do Estado. A ideia foi lançada. A semente germinou e floresceu. Assim a Diocese de Tubarão foi criada, pelo Papa Pio XII, com a Bula Pontifícia: “Viget Ubique Gentium”, datada de 28 de dezembro de 1954 e instalada, solenemente, em 15 de agosto de 1955, quando Dom Anselmo Pietrulla – OFM assumiu como Primeiro Bispo diocesano.
Mais tarde, dado o crescimento da região e necessidade pastoral, foi criada a Diocese de Criciúma, pelo Papa João Paulo II, no dia 27 de maio de 1998, através da bula papal “Sollicitus de Spirituali Bono” e instalada oficialmente no dia 15 de agosto de 1998.
Nesta sexta-feira, para comemorar a data, serão celebradas missas na cripta da Catedral às 6h30min e na Catedral às 19h30min.
Fonte: Facebook da Diocese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

"Sempre que possível, dê um sorriso a um estranho na rua. Pode ser o único gesto de amor que ele verá no dia." ( Papa Francisco)