terça-feira, 29 de outubro de 2013

Reflexão para o Grupo de Jovens no Humaitá.

Fiquei responsável por falar de vocação no Antigo Testamento e olhem o que saiu:

Vocação Dom do amor de Deus foi assim que o Papa Bento XVI iniciou sua carta para quadragésimo nono dia mundial de oração pelas vocações. Falar de Vocação é muito fácil, mas para entendê-la é um pouco complicado, pois logo vem a cabeça que somente os padres têm uma vocação ou que é mais importante que as outras vocações. Não! Vocação é um chamado que Deus faz igualitariamente, sem distinção de amor por seus filhos e filhas. Hoje queremos falar sobre o sentido de ter uma vocação e querê-la cada vez mais aproximar-se mais do Criador.
Primeiramente quero dizer que a Vocação é Bíblica, Deus veio chamar os profetas e vem chamando a cada um de nós para sermos discípulos e discípulas do Reino. Isaías é um dos chamados e também dos profetas maiores, o seu chamamento veio mais tarde, logo após da morte do rei daquela época, e ele viu o Senhor sentado em seu trono e não se achou digno, dizendo que seus lábios eram impuros e também que todo o povo tinha lábios impuros, e durante esse ato Deus pediu a um anjo seu, que levasse uma brasa e purificasse os lábios de Isaías e uma voz divina perguntou “Quem enviarei Eu?” e assim Isaías declarou uma frase conhecida que esteve como lema da Campanha da Fraternidade deste ano, Eis- me Aqui! Envia-me! Este profeta viu a Deus, mas é claro que o nosso chamado não será assim. Quem quiser ver a história completa desse profeta só olhar o livro de Isaías e no capítulo 6 vocês vão encontrar a história, mas o interessante é que consigamos trazer para o mundo atual alguma mensagem desta linda história.


Deus também chamou Jeremias, não foi durante uma visão e também não foi em uma aparição que Deus se revelou a ele, mas no íntimo de seu coração, ou melhor, rezando. Jeremias em primeiro momento tentou escapar dizendo que era muito novo e que era tímido e tudo mais para não anunciar o Reino, tudo a ver conosco, somos jovens e às vezes damos desculpas esfarrapadas a Deus dizendo as mesmas coisas de Jeremias, claro que o nosso chamado não vai ser tão grande como o dos profetas, mas começamos com as coisas mais simples, de até ajudar uma idosa no ônibus. Jeremias se deixou entregado para a missão que recebera, e olha que no seu tempo não era fácil, o rei Nabucodonosor de qualquer modo queria limpar a religião de Israel. Às vezes somos tão dispersos que deixamos o chamado passar, prestem atenção ao chamado e tentem responder de forma correta, é o que nós seminaristas estamos tentando fazer e como muitos casais fazem. Se Deus lhe chama a servir como padre em uma paróquia ou uma religiosa em alguma parte do mundo, responda e também Ele chama muitos a viverem santamente como um casal, seja feliz é isso que importa. 
Como as irmãs religiosas que a Igreja possui, entregam a sua vida em serviço dos outros, na Bíblia retrata a história de Judite e Ester que se quisessem poderiam ter tudo em suas vidas, mas notaram que o chamado de Deus era outro, era o de salvar o seu povo que estavam sem vida e já não tinham fé de ser salvos. A vida nos chama a um desgastar de si e Deus nos convida a nos desgastar para os outros, em serviço dos outros, vocação bonita é aquela que faz o bem a todos que estão a redor de si, como uma mãe, se o filho está bem ela também está.
Hoje ainda Deus continua chamando homens e mulheres para ajudar a construir o Seu reino de amor e justiça. A Igreja nos diz que somos convidados a todos os momentos a seguir o caminho do Mestre e por meio Dele somos chamados a dar uma resposta. No Antigo Testamento Deus lança a semente da vocação, ou seja, do chamado e aí vem uma resposta sincera ao chamado de Deus, o rosto da Igreja é jovem, então a responsabilidade cabe a nós de pegar este compromisso de Evangelizar o irmão mais próximo e ensinar que cada vez mais a Igreja de Jesus necessita de nós. Pegando uma bela frase cantada do Pe. Auricélio nos instiga a cada vez mais responder esse chamado com prontidão, “O dia do chamado é sempre hoje”, nos sintamos a cada momento convidados a Evangelizar. Para descobrir uma vocação é necessário que se reze muito, e assim descobrindo a nossa vocação estaremos contribuindo de uma forma imensa para a messe.

A vocação do padre mais ou menos se baseia na de Moisés, de levar o povo de Deus a uma “Terra Prometida” por Jesus, hoje se o povo necessita ainda muito da Palavra é pela falta de pessoas que anunciem e essa, não é função somente do padre, mas de todos aqueles que crêem em Jesus. Temos outras histórias no Antigo Testamento que nos revelam grandes vocações de suma importância para a história do povo de Deus, que nos momentos de dispersão do povo Deus envia alguém para o povo voltar a acreditar Nele novamente. Muitos são os caminhos que o mundo nos oferece, mas somente um caminho nos leva a salvação, o de Cristo Jesus, às vezes é necessário dizer não a alguns caminhos e responder ao chamado verdadeiro, para não nos enganar na escolha é necessário que rezemos muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

"Sempre que possível, dê um sorriso a um estranho na rua. Pode ser o único gesto de amor que ele verá no dia." ( Papa Francisco)