sexta-feira, 16 de março de 2012

2012 – TEMPO DE ENGENDRAR VIDA NOVA

No dicionário o verbete “engendrar” é sinônimo de gerar, causar, produzir, conceber, dar à luz, parir... Este termo me veio muito forte na leitura de um livro do Pe. José Luís Martinez (“Sexualidade e crescimento...”, Paulus), ao falar sobre a total entrega ao Reino de Deus através do celibato. O autor reflete que o que dá sentido ao nosso radical seguimento de Jesus é que nos tornamos capazes de “engendrar vida nova e vida em abundância”. E explica: “engendrar vida em si mesmo/a, na comunidade e nas pessoas com as quais e para as quais (se) trabalha”.

Embora nem as férias consigam impedir a caminhada pastoral da Igreja – haja visto uma série de atividades que as comunidades e organismos eclesiais continuam realizando por aí – o fato é que, agora, oficialmente, retomamos nossas ações com toda a força. É o novo ano pastoral que se inicia! Voltamos a pensar e fazer “pastoralmente”! As atividades de evangelização vão se tornando realidade, dando vida aos planos e planejamentos do final do ano que passou.

Com que espírito retomaremos nossa caminhada? Bem, temos que nos confiar ao poder do Espírito Santo, pois “Ele faz novas todas as coisas” (Ap 21,5). É aí que entra a necessidade de que nossas ações evangelizadoras sejam geradoras de Vida.

Engendrar a vida nova em nossos segmentos pastorais é tarefa permanente. Podemos nos inspirar nas palavras do próprio Jesus: “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância” (João 10,10). E é para isto que existe a Igreja: engendrar Vida!

Alguém pode se sentir cansado, já agora, só em olhar o cronograma de atividades. Todavia, tudo que nós planejamos realizar este ano no nosso grupo, no nosso movimento, na nossa pastoral, na nossa comunidade... enfim, na nossa Diocese, ainda será pouco! A astúcia dos “filhos das trevas” (Lc 16,8) em afastar nossa sociedade do caminho de Jesus (da Igreja!) é perversa, nefasta e avassaladora. Lutamos contra uma força muito grande e orquestrada para que as pessoas adorem outros deuses. Afinal de contas, pregam que estamos numa “nova Era” que dispensa Jesus Cristo!

Contudo, o próprio Jesus nos exorta: “Pedi ao Senhor da Messe que mande operários para a Messe, pois a Messe é grande e poucos são os operários” (Lc 10,2)! E mais: “Eis que vos envio como cordeiros no meio de lobos” (Mt 10,16). E ainda: “Fiquem atentos para que o Senhor lhes encontre trabalhando” (Lc 12,37).

É por isso que, ao longo de todo este ano pastoral, precisaremos estar sempre unidos ao Senhor, certos da presença d’Ele conosco, e unidos entre nós. A ausência de Bispo não nos impedirá e nem deve arrefecer nosso entusiasmo de comprometimento com o Reino de Deus. No fundo, nosso Mestre e Pastor é Jesus! E é por Ele que estamos trabalhando na Messe! Esta disposição em engendrar vida nova brota da nossa vocação batismal; isto é, do mais profundo de nosso ser cristão.

Que o Espírito do Senhor, que carregou fielmente a Sua cruz, assumiu a morte e ressuscitou, nos ajude a também permanecermos fiéis no seguimento dos Seus Passos. Saúde e Vida para todos!

Pe. Auricélio Costa – Promotor Vocacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

"Sempre que possível, dê um sorriso a um estranho na rua. Pode ser o único gesto de amor que ele verá no dia." ( Papa Francisco)